quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

BOTÃO DO PÂNICO AUMENTA A SEGURANÇA DE MULHERES QUE SOFRERAM AGRESSÃO

Foto 1

CAPITAL CAPIXABA DISPONIBILIZA BOTÃO DO PÂNICO PARA MULHERES QUE SOFRERAM AGRESSÃO



A lei Maria da Penha prevê o estabelecimento de medida protetiva para as mulheres que denunciaram a agressão e pediram a proteção na justiça. A medida protetiva é uma determinação judicial que impede o agressor de se aproximar da vítima, mas a fiscalização dessa medida é muito difícil e ineficaz deixando as vítimas de agressão completamente vulneráveis.

Pensando em fazer cumprir a medida, a Juiza  Hermínia Azoury, idealizou o projeto “Botão do Pânico” cujo objetivo é inibir a aproximação do agressor e dar mais segurança as vítimas. O “Botão do Pânico” é um aparelho móvel com GPS que fica conectado a central da polícia. Ao ser acionado o aparelho emite um alarme na central e começa a gravar o áudio local, ele ainda informa a localização da mulher, a unidade policial mais próxima e envia uma foto da casa da vítima e uma foto do agressor para facilitar a prisão do mesmo. (HOJE, 2013)




Foto 2


Desde a implantação do projeto mais de cem aparelhos foram distribuídos e três homens foram presos. Caso o agressor seja pego em flagrante, depois acionamento do aparelho, o juiz pedir a prisão preventiva garantindo o cumprimento da lei e a  segurança da vítima. Para conseguir o aparelho a mulher precisa registrar queixa de violência e conquistar a medida protetiva na justiça.

A implantação desse projeto além de incentivar a denúncia dos casos de violência contra a mulher, dá mais segurança as vítimas e contribui para o fim da impunidade. O “Botão do Pânico” deveria fazer parte da medida protetiva.

Confira a matéria doJornal Hoje aqui.


Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:


HOJE, Jornal. Botão do pânico aciona polícia caso a mulher se sinta em perigo. In: G1. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/botao-do-panico-aciona-a-policia-caso-a-mulher-se-sinta-em-perigo/2996913/. Publicado em: 04/12/13. Acesso em: 04/12/13.

Fotos: 1 www.folhavitoria.com.br, 2 www.eshoje.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário