terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CIENTISTAS CANADENSES DETECTAM GÁS ESTUFA MAIS IMPACTANTE QUE O CO2


CIENTISTAS DESCOBREM QUE GÁS UTILIZADO PARA FABRICAR EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS TEM EFEITO ESTUFA


Cientistas da Universidade de Toronto, Canadá, detectaram gás de efeito estufa altamente resistente na atmosfera. O perfluorotributylamin (PFTBA) é um gás artificial utilizado para a fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos que tem alto nível de efeitos radioativos. Uma molécula de PFTBA na atmosfera tem o mesmo efeito de 7.100 moléculas de CO2. (G1-SP, 2013)

A pesquisa, publicada na Geophysical Research Letters, afirma que o gás apresenta capacidade de prolongamento  na baixa atmosfera, inexistência de um agente capaz de eliminá-lo e a necessidade de inscrição do gás numa nova classe de gases do efeito estufa.
Apesar da descoberta, o PFTBA não foi incluído na família dos gases de efeito estufa persistente, mas os cientistas afirmam que em 100 anos ele terá um impacto sobre o aquecimento climático muito superior ao dióxido de carbono (CO2). (IDEM, 2013)

É mais uma descoberta importante que deve ser aprofundada para determinar seus efeitos reais sobre o clima.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:

G1-SP. Cientistas canadenses detectam novo gás com efeito estufa. In: France Presse. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/cientistas-canadenses-detectam-novo-gas-com-efeito-estufa.html. Publicado em:10/12/13. Acesso em: 10/12/13.

Foto: www.fiamfaam.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário