quinta-feira, 26 de junho de 2014

SABEDORIA: UMA QUALIDADE QUE INDEPENDE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA




 Coluna do Mês de junho

Vendo como alguns amigos se preocupam em tratar seu filhos como “príncipes e “princesas” lembrei de um casal agricultores que moram na cidade de Remígio-Pb,  que criaram suas duas filhas com menos de um salário mínimo e mesmo com toda dificuldade social e econômica enfrentada tem uma filha  fazendo graduação e a outra fazendo doutorado numa universidade federal.

Difícil ver dois agricultores, que não tiveram a oportunidade de estudar, criarem suas filhas apenas estudando e sem trabalhar na roça ou em casa de família numa cidade do semi-árido onde filho de pobre começa a trabalhar ainda na infância e deixa de estudar. Mas para o Sr. Domingos e sua esposa, D. Maria, essa sina não aconteceria com suas filhas porque eles iriam  trabalhar arduamente para dar-lhes o direito de escolher uma profissão e uma vida menos sofrida que a deles. Para isso, eles trabalharam colheita após colheita, vendendo seus bichos (galinhas e porcos) quando a situação apertava para garantir o material escolar e os itens essenciais a formação de Cristina e Vitória. O resultado dessa luta foram duas meninas muito educadas, éticas e batalhadoras que conseguiram chegar a universidade federal, mesmo estudando em escola pública, e que ultrapassaram os anseios de seus pais sonhadores, porque Cristina já se formou, se pós-graduou e hoje é doutoranda na Universidade Federal da Paraíba.

Depois de uma história como essa, como explicar o posicionamento dos país de hoje, que se preocupam em dar tudo que os filhos querem, e o posicionamento de pais como Sr. Domingos e Maria, que se preocupam em dar tudo aquilo que seus filhos precisam para se tornar pessoas éticas e independentes? Como pessoas simples, que tiveram pouca educação formal, conseguem perceber a importância da formação do ser e pessoas que estudaram só enxergam a superficialidade do ter? É uma questão para anos de análise, mas que pode começar a ser discutida a partir de uma frase: “a sabedoria é uma aptidão que independe da formação, mas que está diretamente ligada ao caráter”.

Nesses tempos de filhos que viram príncipes, mesmo sem ser da realeza, que ganham, sem o menor esforço, tudo aquilo que a televisão diz que eles precisam ter e que em vez de aniversários anuais tem “mesversários”..., enfim, nesses tempos que crianças interrompem os adultos sem serem recriminados e mandam em seus pais, exemplos como o de Sr. Domingos e Maria devem ser divulgados na esperança de despertar uma fagulha de prudência para acender a chama da responsabilidade dos país de hoje para com as gerações futuras. Como se diz no Facebook, fica a dica!


Por: L. Gonçalo.
Foto: Vitória Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário