segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LAZER TRADICIONAL ATRAI A POPULAÇÃO PARA AS RUAS DE POÇOS DE CALDAS-MG


POÇOS DE CALDAS, TERRA DA MÚSICA, DANÇA E DAS ATIVIDADES AO AR LIVRE

Quando pensamos em cidades do interior, a primeira coisa que nos vem a cabeça é um povo simples e uma cidade monótona ou parada, mas em Poços de Caldas-MG esse clichê não existe. A prefeitura da cidade, através da Secretaria de Turismo e Cultura, resgatou a tradição das atividades ao ar livre com um projeto que une música, dança, cultura e urbanismo.

O primeiro passo foi a revitalização das praças, fontes e parques da cidade, depois a visibilidade das atividades da região através da criação de feirinhas de produtos locais (artesanato, comidas típicas, roupas, acessórios), de circuitos turísticos que levam os visitantes, em charretes, aos principais lojistas da cidade (fábrica de cosméticos naturais, malharias, fábricas de cristais, fábrica de chocolates artesanais, fábrica de doces artesanais, queijeiras, parques e fontes) e por último a valorização dos artistas da terra através dos bailes nas praças e de espetáculos no teatro e nos Pubs.

A cidade é um exemplo de como a administração municipal pode incentivar o comércio local e oferecer  lazer a população com projetos que geram renda e movimentam a cidade. O resultado são praças limpas e com um belo paisagismo, fontes com espetáculos de iluminação e sonorização, parques municipais dedicados ao esporte, e recantos específicos para a contemplação.

  Parque José Affonso Junqueira - Palace Hotel


 Parque José Affonso Junqueira
Fonte Musical

A iniciativa da prefeitura elevou a cidade dos cristais e das fontes termais para o refúgio da população de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais que lotam os hotéis todos os finais de semana para desfrutar das opções de lazer, fazer vôos livre de parapente, trilhas, passeios de charretes, teleférico, trem automotivo e curtir os espetáculos locais.

Com uma culinária fabulosa e um povo receptivo, a cidade oferece uma ampla estrutura hoteleira (incluindo hotéis 5 estrelas) com diárias completas (que inclui café, almoço e jantar) e  City Tur com duração de quatro horas. Não bastasse a beleza e riqueza natural da cidade o turista ainda podem participar dos bailes do Parque José Affonso Junqueira e dançar. Isso mesmo, dançar! A Secretaria de Turismo da cidade tem um projeto bailes no coreto que funciona de quinta a domingo, das 20:00 às 22:00 hs, com bandas locais. O ritmo é ditado pela atração do dia e tanto os turistas como os Poços Caldenses se divertem dançando e vendo as pessoas dançarem.

 Parque infantil
 Banheiro do Parque Infantil
Caminhada Dominical Animada

Curtir a vida em Poços de Caldas é fazer uma viagem no tempo e vivenciar a época que as pessoas se arrumavam para passear na praça e paquerar nos bailes. É poder andar de charrete e curtir a calmaria e a segurança de uma cidade que esbanja alegria e longevidade. O projeto turístico da prefeitura de Poços de Caldas  mostra a importância da valorização da cultura local que beneficia desde o charreteiro até os grandes empresários e que usa a simplicidade do homem do interior para encantar o visitante através dos cinco sentidos... Quem passa por lá tem  vontade de ficar.

Tem dança para todas as idades, confira no vídeo (Strret Dance):


Dança de Salão:


Vôo de Parapente:






Por: L. Gonçalo.                                             Informações:Prefeitura de Poços de Caldas




Fotos: L. Gonçalo e F. Carvalho (1a Publicação) Vídeos: Fábio Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário