domingo, 8 de dezembro de 2013

RADIALISTA EXPÕE SEU MACHISMO E CAUSA POLÊMICA NA PARAÍBA


PROGRAMA DE RADIO CAUSA POLÊMICA NA PARAÍBA


Na última quinta (05/12), o “radialista” Fabiano Gomes, da Rádio Correio FM-PB, foi comentar a notícia: "Polícia civil de Pombal investiga postagem de fotos íntimas de uma menina de 15 anos na Internet"  e em vez de colocar em debate a investigação ou não de veiculação de imagens na Internet ele fez declarações preconceituosas, machistas, caluniosas e violentas. Chegou a utilizar palavras de baixo calão e apoiar a repressão violenta para meninas que enviam fotografias sensuais a seus namorados.

Além de tratar uma investigação legal de forma preconceituosa, vulgar, arbitrária e infundada o “radialista” colocou a questão em debate com os ouvintes que se posicionavam a favor ou contra seu posicionamento, resultando numa leva de comentários que só denegriam ainda mais a vítima em questão e que tratava a mulher como um ser vulgar e subalterno. É verdade que o apresentador oficial do programa se posicionou contra o discurso machista de Fabiano Gomes, mas pecou ao seguir com uma discussão pouco fundamentada e que foi desfocada desde seu enunciado.

O profissional tem o direito de expor sua opinião, mas ela deve obedecer a legislação vigente, ao código de ética da Associação Brasileira de Radiodifusão que proíbe a incitação a violência, a apologia ao crime, o uso de palavras de baixo calão, acusações ou julgamentos infundados e que exige  ética profissional e garante direito de resposta a todos os acusados ou citados nos programas de rádio ou TV.


A polêmica do programa paraibano revela a falta de profissionalismo de alguns “jornalistas e radialistas” que pensam a programação apenas como audiência e não como conteúdo, se aproveitando do espaço para difundir ideias pessoais e discursos grupais tendenciosos. Mas essa falta de profissionalismo não pode ser atribuída a universidade porque a Paraíba tem duas importantes escolas de comunicação com professores de qualidade que prezam a teoria, a técnica e a ética. A falta de profissionalismo é culpa da falta de ética pessoal dos profissionais e dos empresários que visam apenas a audiência pela audiência suplantando as obrigações dos veículos de comunicação que devem promover a educação, a cidadania e a informação.

O fato ocorrido na Paraíba também revela o tipo de comunicação que vigora no país e o nível de educação e cidadania da população que costuma dar audiência a programas que abusam da tragédia, da violência, de suposições e polêmicas. Se estivesse falando alguma mentira as TVs educativas seriam líder em audiência e a programação de qualidade (Globo Cidadania, Programa do Jô, Canal Livre, etc) não ocuparia os horários da madrugada e as novelas não seriam o carro chefe da televisão brasileira.

É imprescindível esclarecer que a profissão de comunicador, seja ele radialista ou jornalista, exige preparo técnico e intelectual, compromisso com a verdade, com a ética e com os direitos humanos. O ato de incitar à violência, incidir em preconceito, caluniar e xingar é crime que deve ser coibido de acordo com a constituição.

Ainda bem que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba emitiu nota de repúdio a postura e atuação do “radialista” Fabiano Gomes e se comprometeu em buscar os meios legais para que o fato não fique impune nem se repita. Esse tipo de conduta é passível de proibição do exercício da profissão assim como punição da emissora de rádio e retirada do programa do ar.

O mau uso dos veículos de comunicação na Paraíba e no Brasil deve ser combatido por toda a sociedade, que sofre com este tipo de comunicação sensacionalista, grotesca, venal, tendenciosa e antijornalística. Cabe aos brasileiros exigirem dos detentores das concessões públicas das emissoras de Rádio, TV e Internet o compromisso de veicular programas com conteúdos de interesse público que incentivem a transformação social assim como o cumprimento da Constituição Federal.

Cabe agora a população avaliar suas posturas e escolhas e garantir que esse tipo de conduta não seja aceita, engolida, muito menos digerida e esquecida afinal, os meios de comunicação deveriam ser um espaço de contribuição para o debate salutar e aprofundado de questões importantes ao desenvolvimento humano e social do país e não uma  arma de manipulação, controle e divulgação de posturas ultrapassadas.

O áudio do programa está disponível no site Focando a Notícia.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

NOTÍCIA, Focando a. Sindicatos dos jornalistas da Paraíba e FENAJ emitem nota de repúdio contra radialista e o sistema correio.  Disponível em: http://www.focandoanoticia.com.br/sindicato-dos-jornalistas-da-paraiba-e-fenaj-emitem-nota-de-repudio-contra-radialista-e-o-sistema-correio/. Publicado em: 07/12/13. Acesso em: 08/12/13.

------ radilaista dá show de machismo no ar e jornalista paribana desabafa no Facebook: cadê a ética da profissão? Disponível em: http://www.focandoanoticia.com.br/radialista-da-show-de-machismo-no-ar-e-jornalista-paraibana-desabafa-no-facebook-cade-a-etica-da-profissao/. Publicado em:05/12/13. Acesso em: 07/12/13.

Foto:www.saobentoemfoco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário