quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POLÍTICA SUSTENTÁVEL DE NOVA YORK UTILIZARÁ RESTOS DE ALIMENTOS PARA AQUECER RESIDÊNCIAS



A cidade de Nova York (EUA)  enfrentou temperaturas quase glaciais o que torna o uso dos aquecedores indispensável. Para possibilitar o fornecimento de energia de forma mais sustentável o governo irá utilizar restos de alimentos e outros resíduos orgânicos, encontrados no lixo, para aquecer as residências através da transformação dos resíduos orgânicos em biogás. O projeto faz parte de um conjunto de estratégias que pretende reduzir em 30% as emissões de carbono da cidade até 2017. ( ECOAÇÃO,2014)

A medida ocorrerá em duas etapas. Na primeira as sobras de alimentos de escolas serão enviadas à estação de tratamento Newton Creek , no Brooklyn, onde serão transformadas em biogás. Na segunda etapa mais de 100 mil residências também fornecerão os resíduos para a geração de biogás. Com o projeto o governo estima uma redução anual nas emissões de carbono equivalente a retirar 19 mil automóveis das ruas. (IDEM,2014)

Esse tipo de projeto funcionaria perfeitamente em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades cujo volume de resíduos é grande e a destinação final limita-se ao aterramento dos mesmos. Mas  esse tipo de projeto não é interessante para um país cuja matriz energética ainda se baseia no petróleo e em hidrelétricas. A verdade é que para o Brasil “o desenvolvimento sustentável não é uma política interessante...”

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:



ECOAÇÃO. Nova Iorque vai usar restos de alimentos para aquecer residências. Retirado de: Mercado Ético. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/01/nova-iorque-vai-usar-restos-de.html . Publicado em 09/01/14. Acesso em:09/01/14.

Foto Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário