sábado, 18 de janeiro de 2014

DETENTOS DO PARANÁ PARTICIPAM DE PROJETO DE REFLORESTAMENTO DE 4 MILHÕES DE MUDAS DE ARAUCÁRIA


A Risotolândia Serviços de Alimentação e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Paraná criaram o Projeto Gralha Azul para contribuir com o reflorestamento de Araucárias e reinserir detentos da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná. Os detentos que participam do projeto tem a oportunidade de aprender um novo ofício e reduzir a pena através do trabalho, na proporção de três dias de atividades para um dia da pena reduzido. Com oito anos de funcionamento o referido projeto já produziu 4 milhões de mudas que foram doadas para órgãos públicos, entidades filantrópicas e também para a comunidade visando a recuperação de áreas devastadas.  (ECOAÇÃO, 2014)

O sucesso do projeto também é fruto do apoio  da Universidade Federal do Paraná(UFPR) e da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) que disponibilizam Engenheiros Florestais nos canteiros do projeto, localizados na Colônia Penal no município de Piraquara, para orientar todo o cultivo até a distribuição das mudas de araucárias. (IDEM, 2014)

Trata-se de um projeto modelo que deveria servir de exemplo para outros estados criarem atividades de reinserção para detentos e mitigar impactos ambientais. Afinal o trabalho e a educação edificam, mas será que ressocializar interessa ao governo?

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ECOAÇÃO. Detentos participam de projeto de reflorestamento de 4 milhões de mudas de Araucária. Retirado de: Mercado Ético. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/01/detentos-participam-de-projeto-de.html . Publicado em: 15/01/14. Acesso em: 15/01/14.

Foto: Mercado Ético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário