segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O QUE DIZER DE UM POVO QUE SE PREOCUPA EM ARRECADAR DINHEIRO PARA PAGAR MULTA DE CONDENADO POR CORRUPÇÃO?







Desde a condenação e prisão dos mensaleiros venho acompanhando as discussões sobre o tema que vão desde alegações frívolas como “perseguição política”, injustiça até condenação de fachada. O povo brasileiro ainda é muito emocional, facilmente manipulado e pouco racional. Todos esse fatores causam um ruído de comunicação e de comportamentos que passam do limite do ridículo como no caso do paraibano que queria cumprir a pena no lugar de Genoíno "dada a injustiça que é deixar uma pessoa doente ficar encarcerada". Dá pra acreditar?

Mas a insensatez não para por aí. Depois de conseguir o benefício de cumprir a pena em prisão domiciliar( válido até o dia 21 de fevereiro), o ex-deputado José Genoíno, que "sabiamente" renunciou antes da abertura de seu processo de cassação, recebeu o valor da multa que deveria pagar e alegou a incapacidade de honrar com o pagamento. Irônico ou não, a família dele criou uma página para arrecadar dinheiro para o pagamento da multa e a estratégia foi um sucesso. No primeiro dia de arrecadação de doações para quitação da multa estipulada pela Justiça o site recolheu 13,4% da multa total (G1, 2014) e depois de oito dias no ar o site arrecadou 94,08% da multa total. (G1-1, 2014) Antes do dia do pagamento(20/01/14) o deputado já tinha arrecado 100%  dos R$ 667,5 mil definidos pela justiça.

Sinceramente não tenho palavras para descrever minha sensação de descrédito com o futuro do nosso país. O que devo esperar de um país que pune severamente um empresário que atrase o pagamento de algum imposto ou encargo imputando a ele o bloqueio de contas, multa, penhora de bens etc, ou que dá a um preso comum a punição oferecida pelo sistema prisional e que privilegia “presos da elite”? Quantos pesos e quantas medidas tem o código penal brasileiro? Qual a diferença de um condenado comum e de condenado que é ex-político? A única diferença que deve existir é a relação direta entre crime cometido e pena correspondente, mas ambos os casos devem ser encarados como infrações da lei e serem punidos sem quaisquer regalias.


O pior de tudo é ver que nossa população não enxerga a gravidade desse tipo de articulação. Assim como não percebe que a punição de políticos corruptos e a recuperação do dinheiro público é fundamental para o restabelecimento da ordem e do progresso desse país. Respeito o direito das pessoas usarem seu dinheiro para o quiserem, mas não posso admitir que um político do calibre dele não tenha nenhum bem que possa ser penhorado. Trata-se de uma questão tão complexa que o mesmo ex-deputado que não tinha condições de pagar a multa e que está em prisão domiciliar, recentemente alugou uma casa em Brasília para poder deixar a residência de parentes. Preciso explicar alguma coisa?

Pelo jeito é esse país que nossos filhos terão e são esses os exemplos que eles verão.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:

G1. Site para doações recolhe 13,4% do valor da multa de Genoino. Disponível em: http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2014/01/site-para-doacoes-recolhe-em-um-dia-134-do-valor-da-multa-de-genoino.html. Publicado em: 13/01/14. Acesso em: 20/01/14.


G1 – 1. A três dias de quitar multa, PT diz que Genoino arrecadou 94% do valor. Disponível em: http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2014/01/tres-dias-de-quitar-multa-pt-diz-que-genoino-arrecadou-94-do-valor.html .Publicado em: 17/01/14. Acesso em: 20/01/14.

Foto: www.cafehistoria.ning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário