quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

FALTA DE SINALIZAÇÃO DIFICULTA TURISMO NO RIO DE JANEIRO

Foto 1

A cidade Olímpica e sede da final da Copa do Mundo 2014 ainda não dispõe de sinalização de trânsito adequada e visitantes enfrentam verdadeiras odisseias para conhecer os pontos turísticos. Além da falta de placas indicando os pontos de ônibus, com respectivas linhas e destinos, a cidade não apresenta informações em outros idiomas, o que dificulta ainda mais a localização e deslocamentos dos turistas.

Não bastasse a falta de sinalização, a cidade do Rio está passando por grandes transformações urbanísticas que resultam em mudanças nos acessos a pontos turísticos. Percebi essa dificuldade no último final de semana quando fui visitar um museu no entorno do Porto e tive que rodar 30 minutos procurando um lugar apara estacionar e tendo que fazer voltas ainda maiores em função das alterações de fluxo do trânsito. Depois de finalmente estacionar fui parada por vários carros de turistas que não conseguiam acessar a saída para os bairros da Zona Sul. Se até para um cidadão carioca está complicado imagina para o visitante?

O RJTV (2014) fez uma matéria mostrando a dificuldade que o turista enfrenta para achar um ponto de ônibus e se localizar na cidade, o resultado foi a falta de sinalização adequada e a presença de placas que indicam apenas o ponto de ônibus. 


Foto 2

Com 7.600 pontos de ônibus sendo apenas 2.300 deles com cobertura ou abrigo a única sinalização existente, quando tem, é a placa de parada de ônibus. A Prefeitura alega que a sinalização é obrigação dos consórcios de ônibus e estes informam que já está em estudo a sinalização dos BRS, depois dos pontos turísticos até a copa do mundo e depois os demais pontos. (IDEM, 2014)

O que chama a atenção é que nem a área do entorno do Maracanã, estádio que recebeu o maior investimento de todos os estádios do evento, apresenta sinalização adequada. Dá pra ver que é uma obra verdadeiramente brasileira... Faltando apenas 148 dias para o evento ainda não há prazos nem multas para as empresas de ônibus que não sinalizaram os acessos aos pontos. Esse tipo de coisa é simplesmente inaceitável.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:


RJTV.  Pontos de ônibus não têm sinalização. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/pontos-de-onibus-nao-tem-sinalizacao/3078905/ . Publicado em: 15/01/14. Acesso Em: 15/01/14.

Foto 1: www.g1.globo.com; Foto 2: www.minasbus.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário