segunda-feira, 3 de março de 2014

GREVE DE GARIS NO CARNAVAL DEIXA RUAS NO RIO CHEIAS DE LIXO


Foto 1:Assine Brasil (Abr)



Mais de mil garis entraram em greve no Rio de Janeiro e as ruas estão tomadas pelo lixo. O cenário de lixão é geral com exceção apenas para a Marquês de Sapucaí.  Já as ruas da região central do Rio de Janeiro, que receberam nesse domingo (2) mais de 90 blocos estão lotadas de lixo e os foliões além de se preocupar com os assaltos e brigas precisam a desviar do lixo. Para muitos cariocas, isso é uma vergonha. Mas para mim é o reflexo da falta de respeito do folião que se preocupa apenas em “bebemorar” jogando as embalagens, copos e suas próprias secreções no chão como se os garis fossem seus lacaios particulares. 

 Foto 2:Osvaldo Praddo/Agência O Dia

Já na cidade de Miguel Pereira, localizada na Região Serrana do Estado do Rio, o carnaval de rua recebeu vários baris de coleta de material reciclável e não reciclável, além de banheiros químicos e de agentes da prefeitura, devidamente identificados e com equipamentos de coleta, que ficam durante toda festividade recolhendo o lixo reciclável e vasculhando as ruas. O resultado são ruas limpas e calmas no dia seguinte, sem sobrecarga para os garis da Prefeitura.

Então como explicar que uma  cidade que tem uma super estrutura de coleta de lixo, que dispõe de um considerável número de garis, que dispõe de número suficiente de coletores de lixo nas ruas e que recebeu um aumento no número de banheiros químicos segue num cenário de imundice sem fim? É porque cerca de mil garis estavam em greve ou porque a população não quer se esforça pra colaborar?  E nesse cenário de instabilidade há quem diga que os garis não deveriam reivindicar melhorias e esquecem que esses profissionais nem recebem pelo trabalho nas festividades. É preciso valorizar o gari como ele é,  como um profissional fundamental ao funcionamento da cidade. E digo isso porque aqui na Cidade do Rio os garis são responsáveis pela limpeza de hospitais e escolas, dos túneis, avendidas, pontes, encostas, morros, pela poda das árvores, varrição de ruas, pela coleta de todo tipo de resíduo, pelo auxílio logísticos nas eleições e muito mais. Os garis são pau para toda obra na hora de trabalhar, mas na hora de receber a remuneração são tratados como funcionários irrelevantes, o que é um ABSURDO.

Tá na hora do carioca descer do salto e em vez de simplesmente jogar a responsabilidade pro outro assumir sua parte no negócio e colaborar. Levar um saco de lixo ou procurar uma lixeira não vai matar ninguém, eu garanto!

Por: L. Gonçalo. 


REFERÊNCIA:

UOL. Greve de garis no Carnaval faz ruas no Rio amanhecerem cheias de lixo. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/03/03/greve-de-garis-no-carnaval-faz-ruas-no-rio-amanhecerem-cheias-de-lixo.htm . Publicado em: 03/03/14. Acesso em: 03/03/14.


Um comentário:

  1. Fico realmente chateada com a forma com a qual os profissionais são tratados... E ainda estão condenados a não terem o direito de questionar. Totalmente absurdo. Moro no Rio de Janeiro e sinto vergonha desta situação.

    Aproveitando a oportunidade. Gostei muito do seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir