quinta-feira, 2 de maio de 2013

GOVERNO ESTIMULA PARTICIPAÇÃO POPULAR - BRASIL



CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DEFINEM AÇÕES DO GOVERNO NAS CIDADES


O Ministério das Cidades disponibilizou uma cartilha de orientação para que os municípios brasileiros realizem os debates preparatórios para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada de 20 a 24 de novembro, em Brasília.


Com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a 5ª Conferência faz parte da gestão pública que prioriza a articulação com a sociedade civil na discussão e definição da agenda prioritária do país. A Conferência tratará da Reforma Urbana e temas de âmbito nacional, considerando as propostas consolidadas nas Conferências estaduais.


O objetivo das conferências municipais é propor a interlocução entre os munícipes, dos diversos segmentos da sociedade, sobre assuntos relacionados à Política Municipal para o estabelecimento de  planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município. 


O prazo para convocação e realização das conferências são: De 01 de março a 01 de junho para Conferências Municipais, de 01 de julho a 28 de setembro para Conferências Estaduais. Este ano o estado do Maranhão saiu na frente concluindo as conferências municipais em 78,35% dos municípios, um acréscimo de 80% comparado as conferências de 2009. Segundo o Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, a maturidade dos prefeitos foi essencial para alavancar os eventos, o que possibilitará a captação de recursos nas áreas de habitação, mobilidade urbana e saneamento a um número maior de municípios maranhenses.


São Paulo, Ceará, Rondônia, Espírito Santo, Pará e Pernambuco estão fazendo pré-inscrições para as conferências municipais. Além do poder executivo a população pode participar desse processo através das Conferências Livres e realizar discussões com eixos temáticos relacionados aos setores que representam. 




As conferências municipais, estaduais e nacional são uma grande passo para a democratização das decisões públicas. Lute pelas questões que afligem sua cidade, participe das conferências.


Por: L. Gonçalo.


Para mais informações vejam o link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário