quinta-feira, 2 de maio de 2013

CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO - RJ



Foto: Isa Lins

ESTADO DO RIO DE JANEIRO TEM 141 ÁREAS CONTAMINADAS COM SUBSTÂNCIAS TÓXICAS



Dados do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) mostram que o estado do Rio tem 141 áreas contaminadas com substâncias tóxicas ou cancerígenas.  O número pode aumentar porque existem  614 áreas com indícios de contaminação. A maioria  das áreas contaminadas são antigas instalações industriais que lidavam com resíduos tóxicos.

Na Cidade dos Meninos, área no entorno da antiga fábrica do Ministério da Saúde em Duque de Caxias, a população convive com 40 toneladas de Pó de Broca, substância tóxica. Em 2002 a população dessa região apresentou alterações no sangue e leite materno. Foi solicitada  a desapropriação imediata para descontaminação da área. Onze anos depois nada foi feito. O município aguarda transferência da área da União para retirar as famílias e começar a descontaminação da área. (TRIGUEIRO,2013)

Outro problema é o terreno onde funcionava um ex-lixão da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda, que segundo laudos da Secretária de Meio Ambiente, apresentam substâncias tóxicas e cancerígenas em níveis intoleráveis.  A CSN foi multada em 35 milhões de reais e até hoje não pagou, nem retirou as 750 famílias que moram na região afetada. Além dessa área, a situação ainda é crítica no antigo centro de tratamento de resíduos em Queimados e na fábrica desativada de lâmpadas  da Zona Norte do Rio. Já a região da Baía de Sepetiba, uma das áreas mais contaminadas do Brasil, com 3 milhões de toneladas de resíduos tóxicos que ameaçavam a fauna e flora da região foi  completamente recuperada graças a iniciativa de uma empresa que pagou 185 milhões de reais pela descontaminação para utilizar a área como porto. (IDEM, 2013)

O mais preocupante é que a maioria das áreas contaminadas não desperta interesse das empresas e o governo não cumpre a lei ambiental, no sentido de divulgar todas as áreas contaminadas e despoluir as áreas  que degradou. O INEA se comprometeu em publicar o cadastro preliminar de áreas contaminadas até 30 junho de 2013. Até lá moradores continuarão em risco e aguardando alguma atitude do estado.


Por: L.Gonçalo.


REFERÊNCIA:

TRIGUEIRO, André. Moradores de áreas contaminadas no Rio de Janeiro podem ser sérios danos a saúde. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/moradores-de-areas-contaminadas-no-rio-de-janeiro-podem-ter-serios-danos-a-saude/2545670/. Publicado em 30/04/13. Acesso em: 30/04/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário