quarta-feira, 10 de julho de 2013

34% DOS PINHEIROS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO



ÁRVORES CONÍFERAS ESTÃO AMEAÇADAS



A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) divulgou a atualização de sua Lista Vermelha de Espécies Ameçadas  que inclui 4.807 novas variedades de plantas e animais totalizando 70.290 de espécies em todo o mundo. O que mais chama atenção nessa lista é a possibilidade de extinção de 34% das variedades de árvores coníferas.(G1-SP, 2013)

As coníferas, popularmente conhecidas como pinheiros, são árvores com copa em forma de cone, em sua maioria, que se destacam por terem espécies grandes e antigas. Alguns tipos de pinus vivem milhares de anos, e sequoias podem ter mais de cem metros de altura.

Essa notícia surpreende porque as coníferas são árvores muito abundantes, de fácil plantio e manutenção. Elas são muito utilizadas para reflorestamento e para produção de celulose e mesmo assim algumas espécies estão desaparecendo. A grande questão aqui é até onde nosso desejo de crescimento e produção vai dizimar a existência de outros seres?

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

G1-SP. IUCN aponta que 34% das espécies de árvores coníferas estão ameaçadas. Disponível em:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/07/iucn-aponta-que-34-das-especies-de-arvores-coniferas-estao-ameacadas.html . Publicado em: 03/07/2013.Acesso em: 03/07/2013.

Foto: Marshmallow/Creative Commons

Um comentário:

  1. No Canadá muitas coníferas estão adoecendo!
    Cogitam a possibilidade de efeito " aquecimento global".

    ResponderExcluir