sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MESMO SEM BOLSA DE PESQUISA ESTUDANTE BRASILEIRA PRODUZ FILME CAPAZ E DESPOLUIR RIOS






Gaúcha de 19 anos foi selecionada para o programa americano que incentiva projetos de inovação social desenvolvidos por jovens do mundo inteiro. O evento “ Village To Raise a Child”, promovido pela Universidade de Harvard (USA) será amanhã (08/11) na sede da instituição em Cambridge. Raíssa Müller é uma estudante de Novo Hamburgo que passou um ano desenvolvendo um filtro que absorve óleos e repele água capaz de limpar rios, lagos e oceanos poluídos. A participação de Raíssa no evento é uma oportunidade de contactar investidores e de tornar seu projeto em um produto. (Costa,2014)

Saber que uma aluna, do último ano do curso de química de uma a escola técnica se voluntariou para, junto com o colega Gabriel Chiomento, pesquisar um elemento poroso que absorvesse óleo e derivados e, mesmo sem bolsa ou qualquer outro auxílio formal de pesquisa, conseguiu criar um filme pronto para a aplicação a base de criptomelano( mineral à base de óxido de manganês com capacidade de absorver até 22 vezes o seu próprio volume) é no mínimo FANTÁSTICO. (IDEM, 2014) Mas pra mim não é uma surpresa porque nas universidades e escolas técnicas existem muitas Raíssas que mesmo sem estrutura de pesquisa conseguem resultados maravilhosos, mas que assim como Raíssa precisam de investidores estrangeiros para viabilizar sua descoberta porque nosso país só apoia, de fato, a Ciência e Tecnologia no discurso.  

Parabéns aos pesquisadores e orientadores do referido projeto!

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

COSTA, Felipe. Estudante gaúcha vai a Harvard apresentar projeto ambiental. Publicado em: Kzuka. Disponível em: http://kzuka.clicrbs.com.br/lifestyle/noticia/2014/10/estudante-gaucha-vai-a-harvard-apresentar-projeto-ambiental-4627351.html. Postado em: 23/10/2014. Acesso em: 23/10/2014.

Foto: Divulgação/harvard

Nenhum comentário:

Postar um comentário