terça-feira, 9 de julho de 2013

AVIÃO SOLAR CRUZA OS ESTADOS UNIDOS



AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR FAZ VÔO NOS EUA



Aeronave experimental, movido a energia solar, pilotada de forma alternada por dois aventureiros suíços, terminou sua jornada, de cruzar os Estados Unidos, em Nova York neste sábado (6/07) .

A aeronave feita de fibra de carbono, com 1.600 quilos de peso e envergadura de 63,4 metros, equivalente à de um Boeing 747  foi chamada de Impulse e funciona com 12.000 células fotovoltaicas que produzem eletricidade suficiente para recarregar sua bateria de lítio capaz de alimentar quatro motores elétricos com hélice dia e noite. A viagem começou em 3 de maio atravessou de todo o território americano, de oeste a leste, saindo de San Francisco (Califórnia) com paradas em Phoenix (Arizona), Dallas/Fort Worth (Texas), St. Louis (Missouri), Cincinnati (Ohio), em Washington e finalmente em Nova York.(G1, 2013)

Apesar de dificuldades enfrentadas no percurso, o projeto atingiu seu objetivo de promover tecnologias que utilizam energias renováveis e por isso, provavelmente, será melhorado para fazer uma volta ao mundo em 2015. É uma excelente ideia que deve ser experimentada e barateada para que se torne comercial.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


G1. Avião movido por energia solar termina em NY viagem pelos EUA. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/07/aviao-movido-por-energia-solar-termina-viagem-pelos-eua-em-ny.html . Publicado em: 08/07/2013. Acesso em: 08/07/2013.

FOTO: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário