sexta-feira, 17 de maio de 2013

LIXO PODE VIRAR MATRIZ ENERGÉTICA



O QUE NÃO TINHA VALOR AGORA É SINÔNIMO DE ENERGIA E RENDA


Quando falamos em sustentabilidade duas questões são fundamentais para garantir o desenvolvimento econômico e ambiental. A primeira é a demanda crescente de energia e a segunda o volume de lixo gerado pelas cidades. Uma equação que constitui um dos grandes desafios tecnológicos da atualidade.

No tocante ao lixo duas preocupações emergem: 1ª ) Onde colocar? 2ª )O que fazer com esse resíduo? O armazenamento dos resíduos sólidos é uma atividade complexa com grandes impactos no ambiente. Para reduzir o volume de lixo alguns países resolveram investir na obtenção de energia a partir do lixo, que pode ser feita através da queima direta dos resíduos (waste-to-energy) ou a queima do biogás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica do lixo.


De acordo com Trigueiro (2013), existem aproximadamente 1,5 mil usinas térmicas que queimam o lixo para gerar energia ou calor no mundo. Mas essa tecnologia é cara e o custo do megawatt-hora é bastante elevado em relação à energia convencional. Mesmo assim é uma alternativa interessante porque reduz o volume de lixo a apenas 12% do seu volume original, podendo reutilizar as cinzas como base de asfalto ou matéria-prima para a construção civil.

Mas como o Brasil dispõe de espaço para implantação de aterros  em vez da queima do lixo é mais viável a queima do gás do lixo. O biogás, gás gerado pela decomposição da matéria orgânica descartada como lixo e transformada em metano, é um gás combustível que agrava o efeito estufa. A simples queima do metano permite transformar CH4 (metano) em CO2 (dióxido de carbono) que é menos estufa que o biogás. 

Além disso, desde o Protocolo de Kyoto a emissão de Créditos de Carbono, que é a conversão da quantidade de metano queimado em papel com valor de mercado, para os países ricos e signatários gera uma renda que pode ser  importante para o Brasil.

Pensando nessa possibilidade São Paulo instalou, em 2004, a primeira usina de biogás do país no Aterro Bandeirantes e depois instalou a segunda no Aterro São João. Os dois aterros  respondem por mais de 2% de toda a energia elétrica consumida na maior cidade do país e já venderam mais de R$ 70 milhões de créditos de carbono, dos quais 50% ficaram com a Prefeitura.

Outro projeto interessante está acontecendo no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Lá uma empresa privada investiu mais de 250 milhões de reais para explorar o biogás acumulado no Aterro de Gramacho. A empresa vai coletar o metano gerado nos quase 35 anos de lançamentos diários dos resíduos do Rio de Janeiro e de boa parte da Região Metropolitana e fornecer o gás para a Refinaria Duque de Caxias (da Petrobras). O biogás vai suprir 10% da demanda energética da Reduc. Serão 70 milhões de m³ de biogás por dia nos próximos 15 anos, um volume de gás suficiente ao abastecimento de todas as residências e todos os estabelecimentos comerciais do Estado do Rio. A operação será iniciada ainda neste primeiro semestre.(TRIGUEIRO, 2013)

A implantação desse projeto abre espaço para a viabilização do aproveitamento energético do lixo com uma política pública específica, capaz de desonerar os custos e estimular novos investimentos. Dessa forma a produção monumental de lixo que gera enormes impactos socioambientais pode gerar uma receita extra, de onde muitos jamais esperavam receber um dia qualquer centavo.


Por: L. Gonçalo. 


Para saber mais veja a matéria:




TRIGUEIRO, André. O lixo que vira energia. In: Jornal O Globo. Disponível em:http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/03/01/o-lixo-que-vira-energia/ . Publicado em: 01/03/13. Acesso em: 14/05/13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário