segunda-feira, 21 de abril de 2014

MÍDIA PODE INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE NA ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES






Andrea Marques Sotero, pesquisadora de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisou, em 2013, as principais razões para inclusão de alimentos industrializados na dieta de crianças lactentes e descobriu que a vida moderna e a mídia influenciam muito nesse processo.

Segundo a pesquisadora, a alimentação da criança, nos primeiros dois anos de vida, ajuda a definir hábitos futuros e influencia na constituição física do recém-nascido, daí a importância de uma alimentação balanceada e saudável na complementação à amamentação. Mas o pouco tempo para preparar alimentos saudáveis, o baixo preço dos alimentos processados, a falta de aconselhamento profissional e a grande influência da mídia acabam influenciando as mães a incluir alimentos industrializados precocemente na dieta das crianças ainda em desenvolvimento. (WALLERSTEIN, 2014)

Andréa fez um estudo de caso com 202 mães da cidade de Maceió, em Alagoas, que foram divididas em dois grupos: o primeiro composto por 103 mães de baixo nível socioeconômico que frequentavam uma Unidade Básica de Saúde; o segundo constituído por 99 mães que levaram seus filhos a dois consultórios particulares de pediatria. Todas as mães observadas tinham aparelho de TV em casa. A metodologia consistia na aplicação um questionário com informações de caráter demográfico e socioeconômico e até perguntas sobre tempo de uso da televisão, hábitos alimentares da criança e a opinião das mães sobre alimentos industrializados.  A pesquisa revelou que as mães do segundo grupo, de condição financeira mais estável, tiveram melhor apoio para amamentação e introdução de novos alimentos à criança. As mulheres do primeiro grupo tinham menos acompanhamento de um profissional de saúde, assistiam à televisão por maior período, faziam muitas refeições em frente a TV e utilizavam maior número de produtos industrializados para as crianças. (IDEM, 2014)

A pesquisa revelou um relação direta entre tempo de exposição a TV e alimentação processada, ou seja, a mídia influencia nas escolhas alimentares das pessoas que não tem um acompanhamento especializado para a introdução de uma alimentação saudável. A propagandas televisivas que valorizam alimentos ricos em açúcar simples, sal e gorduras saturadas têm motivado as famílias a comprarem mais produtos industrializados e também a reduzirem o consumo dos produtos naturais, como frutas, legumes e verduras. Um padrão dietético que leva a maior recorrência de casos de obesidade e outras doenças crônicas como diabetes, dislipidemias (excesso de gordura no sangue), hipertensão arterial, entre outras, em idades cada vez mais precoces.

Mesmo sendo um estudo de caso a referida pesquisa revela a influencia da comunicação e das mídias na vida das ´pessoas e demonstra a necessidade de um programa de nutrição público para novas gerações. Se quiser mais informações sobre a pesquisa contate o Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) através do telefone: (81) 2126 – 8463 ou fale com Andréa Marques Sotero através do e-mail: marques.nutri@hotmail.com .

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:


WALLERSTEIN, Caio. Mídia pode influenciar negativamente na alimentação de lactentes. In: ASCOM-UFPE. Disponível em: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=49368:midia-pode-influenciar-negativamente-na-alimentacao-de-lactentes&catid=70&Itemid=72 . Publicado em: 10/04/14. Acesso em: 21/04/14.

Foto:www.gestaodelogisticahospitalar.blospot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário