quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ENCANTO DOS TURISTAS PODE SER PREJUDICIAL A NATUREZA



A afiliada da Rede Globo na Paraíba, a TV Cabo Branco, fez uma matéria sobre a Praia do Bessa em João Pessoa que foi exibida pelo Bom dia Brasil. Na reportagem a Praia é citada como sendo o Caribe do Bessa por apresentar águas claras e mornas com corais. O cenário é realmente bonito e o que me chocou, como ex-moradora do bairro do Bessa em João Pessoa,  foi o livre acesso aos corais que protegem a praia. Quando morava na capital paraibana as pessoas não acessavam esses corais por ficar um pouco distante da areia e por ser local de coleta de algas para o Projeto Peixe Boi da Paraíba.

 Picãozinho, Praia de Tambaú -PB


Mas pelo visto esse acesso agora é totalmente liberado. Quando falamos em corais na Paraíba, o lugar que nos vem a mente  é Picãozinho, banco de corais localizado a 1Km da Praia de Tambaú, um lugar realmente lindo e super ameaçado. Pesquisas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revelam que os corais da Paraíba já sofrem os efeitos do aquecimento dos oceanos e muitas espécies de zoochantelas (corais) estão doentes e morrendo. Isso mesmo os corais não são pedras(minerais) eles são animais muito sensíveis, com difícil reprodução, com desenvolvimento lento e de extrema importância para o equilíbrio da fauna marinha. 

Não quero condenar as emissoras de TV pela matéria, mas acho que o jornalismo sobre ecossistemas e natureza deve ser compromissado e ao mesmo tempo que mostra as belezas naturais deve alertar para os problemas e ameaças. O que deveria ocorrer no litoral de João Pessoa era a limitação da visitação aos corais e não a liberação de visitação a outros bancos de corais como está ocorrendo na Praia do Bessa. 

Ver e nadar num lugar assim é maravilhoso e lindo, mas é preciso entender que o futuro da espécies e do planeta é mais importante do que nossa satisfação individual. Espero que essa divulgação não seja a notificação de mais um problema ambiental da capital paraibana.

Se quiser ver a matéria mencionada no texto click aqui.

Por: L. Gonçalo.

Fotos : Google Imagens
Vídeo: Bom dia Brasil/Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário