domingo, 23 de novembro de 2014

PLÁSTICO QUE CONSERVA ALIMENTOS POR UM MÊS CHEGARÁ AS PRATELEIRAS EM DEZEMBRO



TOMATE ARMAZENADO COM E SEM AlpFilm Protect, RESPECTIVAMENTE.



          Já pensou em armazenar frutas, verduras e carnes na geladeira e vê-las conservadas por um mês? O que antes era impossível hoje é realidade graças a novo tipo de plástico capaz de conservar alimentos por mais tempo e que chegará às prateleiras dos supermercados no início de dezembro. O produto, chamado de AlpFilm Protect, foi desenvolvido por pesquisadores da Unesp, USP e UFSCar e já pode ser adquirido pela internet por R$ 38,61. (PIOVEZAN, 2014)

          O grande diferencial desse plástico para as embalagens existentes é que ele combate a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos embalados. Trata-se de uma tecnologia do futuro que garante o transporte de alimentos com minimização de contaminações e que prolonga, em até quatro vezes, a durabilidade do alimento. Com o uso dessa embalagem as donas de casa podem evitar o desperdício e pressionar o sistema para a diminuição dos preços dos mantimentos. (IDEM, 2014)

          O desenvolvimento do referido produto surgiu de uma pesquisa, há seis anos atrás, depois de uma tese de doutorado sobre nanopartículas de Luiz Gustavo Simões, atualmente sócio da Nanox. Depois de aplicar a tecnologia em secadores de cabelo e tapetes surgiu a ideia de criar um produto voltado para embalagens. Durante um ano, pesquisadores das universidades da Unesp, USP e UFSCar, da Alpes e da Nanox se revezaram nos laboratórios ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) até chegar ao produto final. (IBIDEM, 2014)

          Mais um exemplo do desenvolvimento tecnológico brasileiro que lança mais um produto pioneiro e genuinamente nacional. 

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:


PIOVEZAN, Stefhanie. Pesquisadores criam plástico que evita o desperdício de alimentos. Publicado em: G1- São Carlos/Araraquara. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/11/pesquisadores-criam-plastico-que-evita-o-desperdicio-de-alimentos.html . Postado em: 21/11/2014. Acesso: 21/11/2014.



Foto: Divulgação/CDMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário