sexta-feira, 24 de maio de 2013

DENGUE: EPIDEMIA PLANEJADA


DENGUE UM PROBLEMA AMBIENTAL CRIADO POR TODOS NÓS


A cada verão ou estação chuvosa nosso país vive uma epidemia de dengue. A doença já vitimou muitos brasileiros e até hoje a única forma de proteção é a prevenção. Estamos falando de uma doença infecciosa causada por um arbovírus abundante em áreas tropicais e subtropicais do mundo. O vírus é transmitido exclusivamente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.  

Trata-se de uma doença benigna, com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias, que deve ser tratada com cuidado devido o quadro de desidratação que pode levar a complicações  e até a morte. 

Entre 1995 e o início de 2001, à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recebeu a notificação de 44 países das Américas com 2.471.505 casos de dengue, sendo 48.154 da forma hemorrágica e 563 óbitos. Os países mais afetados foram Brasil,  México, Colômbia, Venezuela, Nicarágua e Honduras. (WIKIPEDIA,2013)

O fato é que o dengue é a virose urbana mais difundida no mundo porque ocorre em todos os continentes, com exceção apenas da Europa. Mas o crescimento das infestações do mosquito se deu por um problema ambiental. Foi o crescimento desordenado das cidades, a perda das matas ciliares, o desmatamento das florestas que possibilitou a migração do mosquito para áreas urbanas, onde há maior abundância de criatórios e menos predação natural.

Depois que o mosquito se adaptou ao meio urbano, cientistas tentam atrair seus predadores naturais com o objetivo de controlar o surgimento das infestações. Nessa tentativa, pesquisadores da Universidade de Viçosa descobriram que o mosquito Toxorhynchites theobaldi, que é um parente do Aedes aegypti, não se alimenta de sangue e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito da dengue. Mas a possibilidade de adaptar este inseto ao ambiente das cidades ainda não foi possível porque o referido inseto não gosta do ambiente urbano. (ACESSA,2011) Outro predador natural é a libélula cujas larvas também se alimentam das larvas do mosquito da dengue. (O GLOBO, 2009)

Além desses vetores naturais existem outros capazes de controlar o problema, mas eles só seriam eficazes se não tivéssemos poluído, desmatado e invadido o ambiente natural do mosquito, que abandou seu habitat para viver nos centros urbanos onde a oferta de criatórios é mais farta e protegida do ciclo natural do ambiente. A epidemia de dengue é nossa culpa e sua solução depende unicamente de nossa atitude. Deixemos a hipocrisia de lado e façamos a nossa parte deixando de jogar lixo, entulho em locais inapropriados. Limpando e protegendo as reservas de água (caixa d’água, piscinas, baldes, garrafas) e evitando a acumulação de água parada e limpa.

É preciso entender que o dengue é uma virose natural mas seu status de epidemia foi uma conquista do ser humano.



Por: L.Gonçalo.
FONTES:

DENGUE.ORG. Dengue. Disponível em: http://www.dengue.org.br/dengue.html. Acesso em: 21/05/13.

WIKIPEDIA. Dengue. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue . Acesso em: 21/05/13.

ACESSAR.COM. Mosquito predador do Aedes aegypti pode ser mais eficiente no combate a dengue. Disponível em: http://www.acessa.com/saude/arquivo/dengue/2011/03/25-pesquisa/ . Publicado em: 25/03/11. Acesso em: 21/05/13.

O GLOBO. Planta que atrai predadores do mosquito da dengue é distribuída em Monte Aprazível-SP. Disponível em: http://oglobo.globo.com/pais/planta-que-atrai-predadores-do-mosquito-da-dengue-distribuida-em-monte-aprazivel-sp-3134681 Publicado em: 26/10/09.Acesso em: 21/05/13.

FOTO: Biscoitossortidos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário