terça-feira, 21 de maio de 2013

NORUEGA IMPORTA LIXO PARA GERAR ENERGIA - MUNDO


Foto: Brian Cliff Olguin/The New York Times

CIDADE DE OSLO SOFRE CRISE ENERGÉTICA



A cidade de Oslo, na Noruega, utiliza a incineração do lixo  para gerar energia elétrica.  Mas num país que investe em sustentabilidade,  a pouca produção de resíduos se tornou insuficiente para garantir a produção de energia  e a cidade precisou importar o resíduo da Inglaterra e Irlanda e receber lixo Suécia.

Com 1,4 milhão de habitantes a cidade de Oslo usa o lixo para aquecer metade da cidade, mas com uma produção de 150 milhões de toneladas de lixo por ano, pouco comparado a países em desenvolvimento, a cidade "não tem mais lixo para queimar". Uma particularidade que não é exclusividade de Oslo porque todo o norte da Europa passou a queimar lixo para gerar calor e eletricidade nas últimas décadas e o que parecia improvável aconteceu, a demanda por lixo é muito superior à oferta. O fato é tão marcante que o resíduo passou a ser cotado como commodity no mercado de valor.

De acordo com Donna Cox, porta-voz da prefeitura de Leeds, no norte da Inglaterra, é mais viável exportar o lixo do que pagar o imposto cobrado pelo governo inglês sobre os aterros sanitários. Por isso a empresa de Yorkshire, que faz a coleta de lixo na cidade Leeds, exporta até mil toneladas de lixo por mês. (apude G1, 2013)

É importante salientar que a queima de resíduos é uma medida renovável para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, mas essa não é uma alternativa mágica. Para transformar lixo em energia é preciso um investimento tecnológico que assegure a segurança do processo, porque este material pode emitir gases tóxicos.  A queima dos resíduos é feita de forma ordenada e seletiva e as usinas dispõem de tecnologia de ponta para garantir a segurança do processo. 

A geração de energia a partir do lixo só surgiu depois da implantação da coleta seletiva, que é feita através de sacolas entregues gratuitamente para separação dos resíduos. Essa ação possibilitou o aproveitamento da produção do biogás gerado pelo lixo orgânico para abastecer os ônibus da cidade. Apesar da crise de lixo na Noruega, o que fica evidente é que o lixo não é um resíduo sem valor. Ele pode se transformar em energia  desde que se alie a redução da produção de lixo a geração de energia a partir do material não reaproveitado. 

Fica a dica Brasil!

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

G1. Falta de lixo em Oslo, Noruega, pode comprometer geração de eletricidade. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/05/falta-de-lixo-em-oslo-noruega-pode-comprometer-geracao-de-eletricidade.html . Publicado em 20/05/13. Acesso em: 20/05/13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário