terça-feira, 18 de março de 2014

POR QUE NO BRASIL A MEDICINA PREVENTIVA NÃO É UM DIREITO DE TODOS?




Semana passada o governo iniciou a vacinação nacional contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).  A imunização contra o HPV quebra a cadeia de a contaminação da população e previne o aparecimento de alguns tipos de câncer. Mesmo assim o governo limitou a vacina a meninas de 11 a 13 anos de idade, por que?

O HPV é um vírus transmissível via sanguínea ou através de contato direto capaz de gerar lesões cancerígenas em homens e mulheres. Existem vários tipos e subtipos do vírus de HPV e a vacina que será disponibilizada no Brasil  tem 99% de eficácia contra os quatro tipos mais comuns (abundantes) do vírus que são responsáveis por 70% dos cânceres de Colo de Útero e 90% das verrugas genitais. É importante mencionar que o vírus não é uma exclusividade do sexo feminino, os homens e meninos também se infectam e desenvolvem doenças por HPV como as verrugas genitais, câncer de pênis, câncer do canal anal e tumores da cabeça e pescoço e mesmo que a imunização das meninas diminua a contaminação dos meninos ambos os sexos deveriam ser vacinados. (FANTÁSTICO, 2014)

Mas além desse público é preciso esclarecer que todas as pessoas de 9 a 70 anos de idade podem e devem se vacinar porque a imunização cria uma resistência ao vírus que impede a propagação e evolução do mesmo.  Numa clínica particular a dose da vacina custa entre 250 e 400 reais e na rede pública cada dose custará cerca de 30 reais para o governo. O ciclo de imunização comprovadamente eficaz é composto de três doses, sendo a segunda dose após 6 meses da primeira e terceira cinco anos depois, mas o governo brasileiro só oferecerá duas doses da vacina porque  o Ministério da Saúde calculou que o custo e benefício seria mais eficaz  faixa etária da população que será imunizada. (IDEM, 2014)


Se o HPV é um vírus perigoso ao homem e se nosso sistema de saúde é ineficiente por que o governo brasileiro reduziu a população que será imunizada a meninas de 11 a 13 anos de idade?  Talvez porque o investimento seria muito alto! Mas o que é mais caro: vacinar a população ou tratar um câncer?

Para mima a questão é simples. A vacina do HPV é importante em qualquer fase da vida independente de ter iniciado ou não vida sexual,  ela previne o câncer em homens e mulheres, é segura e eficaz e por isso mesmo deveria ser um direito de todos os cidadãos brasileiros.  Mas o que dizer de um país onde  a população precisa pagar duas vezes, porque a primeira vez (impostos) são de uso exclusivo dos políticos, se quiser ter acesso a saúde, transporte, moradia e educação de qualidade? Para mim negar uma vacinação contra o HPV em massa é simplesmente inaceitável e desumano.


ATENÇÃO: A vacina de HPV em meninas não expostas ao vírus proporciona uma imunidade mais forte, mas completar o ciclo de vacinação não isenta a menina de usar os métodos preventivos contra doenças sexualmente transmissíveis. Use a camisinha.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:


FANTÀSTICO. Meninas começam a receber vacina contra HPV. Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/meninas-comecam-a-receber-vacina-contra-hpv/3217164/ . Postado em 16/03/14. Acesso em: 16/03/14.

Foto: www.tribunadoceara.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário