domingo, 16 de março de 2014

MÉDICO SE VESTE DE MENDIGO PARA ATENDER PESSOAS SEM TETO





Depois de ver o trabalho voluntário de Mike, um homem que distribuía mantas e comida as pessoas sem teto, o Dr. Jim Withers quis oferecer cuidados médicos que essas pessoas e se dispôs a ajudar. Mesmo precisando de todo tipo de ajuda não é fácil ajudar os moradores de rua porque eles vivem cotidianamente com o preconceito e o descaso da população. Para não despertar uma reação negativa devido a "imponência" da figura do médico, o Dr. Withers seguiu os conselhos de Mike e passou a se vestir como um morador de rua cuja mochila, com materiais necessários ao atendimento médico, transforma um “sem teto” em um médico acessível e familiar. (MURO, 2014)

O Dr. Withers faz atendimento nas ruas de Pittsburgh , cinco noites por semana, há 22 anos e já tratou mais de 1200 moradores de rua com qualidade e respeito. Além de levar a medicina aos menos favorecidos o Dr. WIthers conseguiu transformar uma atividade considerada, em grande parte, um negócio em um serviço e ainda conseguiu introduzir os tratamentos médicos necessários ( medicamentos, exames e acompanhamento) para um universo das ruas, ou seja,  sem qualquer controle higiênico ou sanitário. (IDEM, 2014)

Com esse trabalho o Dr. Withers ajudou a criar organizações com programas de tratamento médico semelhantes ao que ele desempenha e se sente honrado por saber que existem 85 comunidades no mundo que se dedicam a ajudar essas pessoas. Para ele, a coisa mais interessante dessa vivência é que você começa a se enxergar nas pessoas que moram nas ruas e começa a se colocar no lugar delas. (IBIDEM, 2014)

Moral da história: É preciso partir da visão de que todos são importantes e que devemos cuidar das pessoas que estão à margem da sociedade. Esse é o caminho para uma sociedade mais justa. 


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

MURO, La Voz Del. Esté médico lleva 22 años vistiendo como un vagabundo para curar a la gente de la calle. Vídeo diponível em: http://lavozdelmuro.com/este-medico-lleva-22-anos-vistiendo-como-un-vagabundo-para-curar-a-la-gente-de-la-calle/# . Acesso em: 17/03/14.

Foto:www.wesa.fm


Nenhum comentário:

Postar um comentário