domingo, 24 de novembro de 2013

COLUNA DO MÊS: BRASIL UM PAÍS QUE PRECISA EVOLUIR



BRASIL UM PAÍS QUE PRECISA EVOLUIR


A música “Que País é este?” do grupo legião Urbana foi lançada em 1987 e 26 anos depois ainda representa a realidade de nosso país. Na época do lançamento da música já éramos um país democrático e com possibilidade de crescimento. Os anos passaram e o Brasil teve acontecimentos emblemáticos como o movimento dos caras pintadas e a reforma econômica do real, que possibilitou a organização administrativa e política do país para a implantação de projetos sociais relevantes.

Superamos a ditadura, vimos figuras populares se tornarem figuras políticas importantes, vimos a cultura e a educação se popularizarem e passamos a integrar os grupos políticos internacionais. Evoluímos? Em parte sim. Mas observando os acontecimentos políticos deste ano acho que o Brasil entrou num processo de regressão. E digo isso porque crescemos ouvindo nossos pais e professores falarem de como a corrupção impede o desenvolvimento do nosso país, crescemos ouvindo que a impunidade é o principal incentivo da corrupção e que a ética é a base da convivência.

Mas acompanhando as postagens nas redes sociais tenho a sensação de que os brasileiros não entendem ou não querem a justiça, a ética, a moral, a honestidade, o trabalho e a democracia porque se quisessem não defenderiam fervorosamente os condenados do mensalão, não olhariam com bons olhos esse afinidade tão próxima do governo brasileiro com nações ditadoras, nem tentariam barrar a discussão democrática de programa políticos opositores ao governo.

O que vejo no Brasil de hoje é um discurso dúbio onde todos dizem ser a favor da justiça desde que ela não envolva seu grupo. É como se uma mãe dissesse que um assassino deve pagar pelo crime cometido, desde que esse assassino não seja seu filho. O mundo não pode caminhar com dois pesos e duas medidas. A coerência é fundamental. Você deve avaliar os fatos com clareza e deixar a emoção em segundo plano. 

Eu não acho justo um cidadão pagar uma aposentaria correspondente a 10 salários durante 30 anos e receber um terço do que tem direito em função de uma mudança previdenciária e não poder recorrer enquanto e um político condenado por corrupção pode receber uma aposentadoria por invalidez muito superior a daquele cidadão anterior. Como podemos defender quem nos surrupiou?

Historicamente falando, o Brasil é um país que nasceu explorado, que quase dizimou seu verdadeiro povo (índios) e quando deu sinais de avanço, na época do reinado de D. Pedro II, mostrou sua verdadeira tendência... sofreu um golpe político militar. Esse patamar de discussão que temos na Internet é fruto da morte de muitos brasileiros. E é por isso que não podemos nos deixar manipular por grupos que não admitem a realidade dos fatos. 

O julgamento do mensalão é um avanço histórico e  foi o primeiro passo para um futuro mais justo, isso é fato. Mas o mensalão também provou a morosidade de nossa justiça e o excesso de apelações legais. O mensalão mostrou que é preciso rever nossa constituição para deixá-la mais justa e mais ágil. Ele também nos mostrou que é possível progredir, mas para que isso aconteça precisamos entender o verdadeiro sentido da ética.  

Acho que as várias postagens em defesa do mensaleiros do PT e contra os PSDB só reforçam aquele sábio ditado popular: “nós temos o governo que merecemos”. Antes de defender o atual governo ou de condenar a oposição mais forte os brasileiros precisam entender que os serviços públicos que temos são fruto desse nosso posicionamento limitado que se baseia em duas vertentes. Assim como os desvios de dinheiro público são resultado do jeito brasileiro de votar, o famosos "toma lá da cá".

Se estou falando alguma besteira como explicar a “mumificação” de políticos como Sarney, Collor, Garotinho, Genuíno, Serra e afins? Como explicar as sequências de "mandatos familiares" em prefeituras de cidades pequenas? E como explicar a aberração de ver cargos eletivos se tornarem profissão?

Sabe quando o Brasil vai efetivamente ser uma nação quando os brasileiros evoluírem e abandonarem a camaradagem, a simpatia, a troca, o interesse e falsidade e, quando a razão, a justiça, a ética, a moral e honestidade fizerem realmente parte do nosso vocabulário. Como se diz nas redes sociais #De SacoCheioComAFaltaDeCoerênciaDeNossoPaís . Como diria Renato Russo: “Que país é este?”

Por: L. Gonçalo.

Foto: marcoanogueira.blogspot.com

Um comentário:

  1. A realidade política brasileira, além de suja, ainda sofre com a ação de grupos que tentam forjar a verdade dos fatos com cenários de ilusão.

    ResponderExcluir