segunda-feira, 20 de maio de 2013

BOATOS DE SUSPENSÃO DO BOLSA FAMÍLIA CAUSA PÂNICO ENTRE OS BENEFICIÁRIOS - BRASIL




BOLSA FAMÍLIA UMA BOMBA PRESTES A ESTOURAR
Boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família levaram a população de 12 estados da união a correrem até as agências da Caixa Econômica Federal para sacar seu benefício. O fato foi noticiado em todos os meios de comunicação que desmentiram o boato. Mesmo assim, a população amanheceu o dia nas agências da Caixa tentando sacar seu benefício.

O boato sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família e de um bônus pelo Dia das Mães que deveria ser sacado até sábado (18) causou pânico, desespero e revolta. O Governo Federal desmentiu os boatos ainda no sábado, mas os rumores causaram tumultos em cerca de 110 agências da Caixa. Os estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro foram os mais afetados.(G1, 2013)

Os saques foram liberados no final de semana em virtude do boato, mas a partir desta segunda-feira (20) os beneficiários voltam a obedecer ao calendário normal. A Caixa informou que quem recebeu o benefício de maio no fim de semana, só voltará a receber o pagamento do Bolsa Família em junho. Estimasse que 1 milhão de famílias receberam o pagamento antecipado. O boato gerou tantos problemas que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu à Polícia Federal que investigasse a origem do boato.

O Programa Bolsa Família (PBF) beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. Trata-se de um programa de transferência direta de renda, instituído pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/04, baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional e os valores dos benefícios variam de acordo com as características de cada família. (MDS, 2013)

A criação do programa tem relação com o compromisso internacional do Brasil em reduzir a extrema pobreza no país. De fato o programa propiciou um melhor acesso a alimentação, saúde e educação da população mais pobre, mas criou uma relação de dependência que ao menor sinal de finitude gerou problemas de ordem pública. Só nos resta acompanhar o andar dessa carruagem que começou como sendo a salvadora dos pobres e desvalidos, passando pela corrupção dentro dos municípios e que pode gerar uma  crise interna sem precedentes caso o governo resolva sessar um dia. 

Pelo que vejo os especialistas internacionais tinham razão ao dizer que a transferência direta de renda não era a solução mais plausível para combater a pobreza. 

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

G1. Saques do Bolsa Família voltam a o cronograma normal. Disponível em:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/05/saques-do-bolsa-familia-voltam-ao-cronograma-normal-afirma-caixa.html . Publicado em: 20/05/13. Acesso em: 20/05/13

SOCIAL, Ministério do Desenvolvimento. Programa Bolsa Família. Disponível em:http://www.mds.gov.br/bolsafamilia . Acesso em: 18/05/13.

FOTO: Bolsa Família. Net



Nenhum comentário:

Postar um comentário