segunda-feira, 20 de maio de 2013

TERAPIA HOLÍSTICA



HOLISMO E MEDICINA


O método cartesiano gerou a segmentação das partes e a especialização das mesmas. Essa compartimentalização do conhecimento levou ao surgimento das especialidades. Mas a visão de que o aprofundamento das partes levaria ao conhecimento do todo esbarrou no  funcionamento do sistema. O pensamento cartesiano foi ameaçado quando  Jan Smuts, e1926, no livro Holism and Evolution, definiu a tendência da Natureza de formar qualquer "todo" como sendo maior do que a soma de suas partes. 

A descoberta de Smuts evidenciou o funcionamento dos sistemas e a visão da interdependência das relações. O sistema é complexo e interage o tempo todo, depois dessa constatação as ciências passaram a perceber que não bastava observar uma parte do processo, a interação entre elas também era importante, daí a necessidade de visão do todo. 

A Terapia Holística é o nome dado a qualquer terapia que aborda o problema a ser tratado como um todo. Nessa terapia os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, daí a necessidade de tratar a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como nos sintomas.

Especificamente na medicina a abordagem holística permite o estudo não só de uma moléstia individual, mas também das respostas das pessoas a esta moléstia. Nessa abordagem é preciso considerar as necessidades únicas de cada indivíduo; todas as facetas da doença, assim como os efeitos da mesma nas relações pessoais, na família, no trabalho e no bem-estar emocional do paciente.

O tratamento holístico privilegia o encorajamento da capacidade do próprio paciente de se autocurar, em lugar de lançar mão de recursos cirúrgicos ou de drogas, e enfatiza a educação e o cuidado com o próprio organismo, incluindo dietas e exercícios. 

É importante salientar que a medicina holística é uma abordagem específica, não uma especialidade médica. Nessa linha de tratamento temos a acupuntura, o reike, a biodança, a massoterapia, a terapia dos florais, a reflexologia, a homeopatia e muitas outras formas de tratamento e exercícios que trabalham o corpo, mente e espírito de forma simultânea.

Esses tratamentos são regularizados no Brasil e  fazem parte das Terapias Complementares da Medicina  que serão abordadas na próxima postagem dessa categoria. Aguardem!


REFERÊNCIAS:

Nicholas A Christakis, Shorthand abstractions and the cognitive toolkit, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário