quinta-feira, 30 de maio de 2013

DISQUE MAUS TRATOS É APROVADO NO PIAUÍ-PI



CAPITAL DO PIAUÍ APROVA LEI QUE INSTITUI DISQUE MAUS TRATOS AOS ANIMAIS



Capital do Piauí sanciona lei nº 4.392 que cria o Disque Maus Tratos aos Animais. A lei é de autoria da vereadora Teresa Britto (PV) visa reduzir esse tipo de crime através do registro e apuração dos casos, além de garantir o sigilo da identidade do denunciante. 

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime previsto no Art. 32 da Lei Federal 9.605/98 que prevê pena de detenção de três meses a um ano, e multa. A punição é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.

Segundo Patrícia Andrade (2013), a Associação de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) de Teresina recebe diariamente animais vítimas de abandono e maus tratos e abriga aproximadamente 400 animais, que são mantidos através de doações e do empenho das fundadoras da entidade.

Além do Dique Maus Tratos aos animais a  referida vereadora encaminhou ao Secretário Estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães, indicativo para criação de Delegacia Especializada de Combate aos Crimes contra Animais. 

Esse é um exemplo de como os municípios podem ampliar a atuação da legislação federal.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ANDRADE, Patrícia. Sancionada lei que cria o disque maus tratos aos animais em Teresina. In: G1 –PI. Disponível em: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/05/sancionada-lei-que-cria-o-disque-maus-tratos-aos-animais-em-teresina.html . Publicado em: 29/05/2013 Acesso em: 29/05/2013.

FOTO: Jornal cidade. net

Nenhum comentário:

Postar um comentário