quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DOENÇAS CRÔNICAS NASCERAM DO DESCOMPASSO ENTRE VIDA MODERNA E NOSSA EVOLUÇÃO





Para o bioantropólogo Dan Lieberman, da Universidade Harvard, "A medicina precisa da teoria da evolução!". A afirmação é reflexo de sua última pesquisa publicada no livro "The Story of the Human Body" ("A História do Corpo Humano") que estuda a evolução, saúde e doença. Para o cientista, os Homo sapiens de hoje sofrem de doenças crônicas, como obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer, por causa da evolução humana. (LOPES, 2014)

A questão é simples. Nossos ancestrais pré-históricos tinham uma dieta obtida a partir da caça e da coleta, com grande quantidade de frutas, porém a mais açucarada dessas frutas silvestres era tão doce quanto uma cenoura. Já a dieta dos humanos tem uma quantidade absurda de açúcar. O pesquisador afirma que a medicina preventiva precisa entender as causas da doença para poder tratá-las. Daí a importância dos elos entre as raízes da nossa anatomia e fisiologia e os problemas de saúde do mundo moderno. (IDEM, 2014)

Vejamos quais os principais problemas de saúde e como eles surgiram: 1)Pressão Alta – nossos ancestrais, com exceção dos que viviam perto do mar, raramente tinha acesso ao sal. Sociedades mais complexas aprenderam a obter grandes quantidades da substâncias e a usá-las o que se tornou um veneno par ao sistema circulatório; 2)Colesterol Alto – a dieta dos caçadores-coletores tinha apenas 30% de alimentos de origem animal (geralmente carne magra) e a tão estimada picanha e demais carnes só surgiram depois da pecuária e da produção em larga escala; 3)Diabetes – nossos ancestrais não tinham acesso a alimentos mais doces que uma cenoura e com a agricultura começamos a ter acesso a alimentos com mais açúcar e nosso corpo ainda não aprendeu a lidar com isso; 4) Gripe – as doenças infecciosas só passaram a afetar o homem depois que começamos a viver em comunidades densamente povoadas onde eram criados porcos e aves; 5) Cáries - o sorriso esburacado é fruto da abundância de comida molenga, excessivamente processada, pobre em fibras e rica em açúcar que levaram a epidemia de aparelhos ortodônticos e cáries. (LIEBERMAN, 2013)

Se considerarmos a propensão humana para devorar o máximo de comida calórica possível, a atual epidemia de obesidade e de doenças relacionadas só poderá ser controlada com educação e políticas públicas. A pesquisa de Liberman (2013) revela a importância dos hábitos alimentares e do cotidiano para uma vida saudável e longa. Para mim a grande questão desse estudo é “que tipo de Homo sapiens você deseja ser?”.

Por: L. Gonçalo.
REFERÊNCIA:

LIEBERMAN, Daniel. The Story Of The Human Body. Editora: Penguin, 2013. (432 páginas).

LOPES, Reinado José. Doenças crônicas nasceram do descompasso entre vida moderna e nossa evolução. In: Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/01/1393225-doencas-cronicas-nasceram-do-descompasso-entre-vida-moderna-e-nossa-evolucao.shtml. Publicado em: 05/01/2014. Acesso em: 21/01/14.

Foto: www.ocaminhodogordo.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário