quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RIO TEM VERÃO COM PRAIAS CHEIAS DE ESPUMAS E MANCHAS




O carioca está convivendo com um calor intenso, com falta de abastecimento de água e com praias lotadas e sujas. Mas a sujeira não se limita ao lixo das areias e aparece nas águas do mar através de manchas extensas e espumas que preocupam os banhistas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão fazendo análises diárias das águas e afirmam se tratar de um fenômeno natural, a decomposição de algas, intensificado pelo excesso de calor e de matéria orgânica no mar e que apesar da péssima aparência não oferecem risco para a vida marinha ou para os seres humanos. (ECOAÇÃO, 2013)

Seria até comum se o fenômeno ocorresse apenas nas praias da Baía de Guanabara, mas o mesmo fenômeno também está ocorrendo nas praias de Angra dos Reis, no sul fluminense, e em outras áreas do estado e a discussão segue apenas considerando o risco aos banhistas. O que é inadmissível! As espumas e manchas das praias fluminenses pode até ser um fenômeno natural mas que não isenta a relação homem e ambiente.


O excesso de matéria orgânica é causado pela contaminação do mar com esgoto doméstico e outros detritos. E o aumento de temperatura tem relação com inúmeros fatores da vida moderna que contribuem com o aquecimento global, com a intensificação dos verões e invernos e com a formação de ilhas de calor. Discussões importantes que são ignoradas pela grande mídia e que precisam ser discutidas e mitigadas.

É inaceitável ver uma cidade que será sede de uma olimpíada e que se comprometeu com a despoluição da Baía de Guanabara, das lagoas de Barra e com revitalização dos rios sequer tratar os esgotos e cuidar da rede pluvial de canalização. O desequilíbrio ambiental visto nas praias do Rio é um reflexo da população e da postura do governo que privilegiam uma economia predatória e classificam o meio ambiente como “item de série”.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ECOCAÇÃO. Espuma em praias de Angra dos Reis não oferece risco, afirma Ibama. Retirado de: Agência Brasil. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/12/espuma-em-praias-de-angra-dos-reis-nao.html . Publicado em: 20/12/13. Acesso em: 206/12/13.

Foto:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário