segunda-feira, 5 de maio de 2014

TOMATE NEGRO COMEÇA A SER COMERCIALIZADO NA ITÁLIA






Quando pensamos em tomate a primeira imagem que nos vem a mente é um fruto vermelho. Mas de hoje em diante teremos que ampliar esse horizonte porque um tomate negro deixou o laboratório de uma universidade italiana para ocupar as feiras. É isso mesmo, o tomate preto foi desenvolvido num projeto de pesquisa do Prof. Gian Piero Soressi (Universidade de Tuscia) coordenado pela Escola Superior Santa Anna de Pisa, em conjunto com a Universidade de Tuscia , Viterbo, de Modena e Pisa e Escola Superiore Santa Anna de Lazio e depois de sua patente em 2009 vai ganhar o mercado essa semana. (ECO&AÇÃO, 2014)

O tomate negro é um vegetal com alto teor de antocianinas , substâncias com forte poder antioxidante encontradas principalmente em uvas vermelhas , amoras , morangos e cerejas , indicado para todas as faixas etárias. O referido fruto será comercializado com o nome de “Sun Black” por uma empresa de Pisa chamada “Ortofruttifero”.  A comercialização começará nos próximos dias no formato de mudas disponíveis em duas variantes: frutos pequenos e frutos médios e poderá ser encontrado em lojas de especialidades italianas e em supermercados. (IDEM, 2014)

É importante frisar que o tomate negro não é um Organismo Geneticamente Modificado (OGM) porque suas sementes foram obtidas através da técnica tradicional do cruzamento. Além de ser um produto seguro, o tomate negro é um alimento nutracêutico, alimento que pode trazer benefícios para manter as pessoas em um estado de boa saúde, que além das características nutricionais do tomate tradicional agrega os poderes antioxidantes das frutas escuras. (IBIDEM, 2014)

Isso não é demais!

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO, Instituto. Do laboratório para a feira, aqui está o tomate preto ‘Não OGM’. Publicado originalmente em: EcoDebate. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/04/do-laboratorio-para-feira-aqui-esta-o.html . Publicado em: 30/04/14.  Acesso em: 04/05/14.

Foto: EcoDebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário