segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PLÁSTICO DE MANDIOCA É EFICIENTE E BIODEGRADÁVEL



EMPRESA BRASILEIRA CRIA PLÁSTICO FEITO COM MANDIOCA

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) desenvolveram um filme plástico à base de amido de mandioca e açúcares. O plástico biodegradável é comestível, tem propriedades antibacterianas e muda de cor de acordo com o estado de conservação do produto. (ECO&AÇÃO, 2013)

Pensando no mercado de plástico verde a empresa paulista CBPak começou a investir  na utilização do amido de mandioca para criar copos e bandejas de plástico recicláveis e que podem ser biodegradáveis. A CBPak é pioneira  na solução ambiental para redução de pegada de carbono através da utilização de copos biodegradáveis, da mitigação de gases de efeito estufa (GEEs), adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuição às Estratégias Corporativas de Carbono e educação para o consumo consciente. (IDEM, 2013)

Desde o início de sua produção, em 2009, a empresa já ultrapassou a confecção de 300 mil bandejas e copos biodegradáveis mas enfrenta problemas para competir com o mercado de produtos plásticos de origem fóssil. A utilização do plástico de mandioca seria uma excelente alternativa para a diminuição do volume de lixo, visto que o consumo nacional de  plástico é de 4 milhões de toneladas/ano e o volume de reciclagem é de apenas 16,5% desse total. O que falta é uma política pública de incentivo as indústrias de produtos sustentáveis. (IDEM, 2013)


Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:

ECO&AÇÃO. Empresa brasileira cria plástico feito com mandioca. In: Mercado Ético.Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/12/empresa-brasileira-cria-plastico-feito.html . Publicado em: 02/12/13. Acesso em: 02/12/13.

Foto: Mercado Ético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário