terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RIO TEM PRIMEIRO COLÉGIO PÚBLICO SUSTENTÁVEL DA AMERICA LATINA

Foto 1

COLÉGIO PÚBLICO DO RIO É A PRIMEIRA ESCOLA SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA


O Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro recebeu a Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), concedida pela organização internacional Green Building Council, e se tornou a primeira instituição de ensino totalmente sustentável da América Latina. A referida escola foi construída em modelo de parceira pública-privada pela ThyssenKrupp CSA, o governo estadual e prefeitura do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Cruz , considerado bairro com pior índice de desenvolvimento humano da cidade. (ÉTICO, 2013)

Com um projeto de 16 milhões de reais, o Colégio Estadual Erich Walter Heine tem o formato de catavento com instalações que captam a água da chuva para ser usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola,  energia solar, coleta seletiva e lâmpadas LED em todo o edifício, telhado verde e eco-pavimento no estacionamento que reduzem a temperatura do prédio localizado numa região que ultrapassa 40ºC no verão.  Medidas que garantem uma economia de 50% de água potável e uma redução de até 80% no consumo de energia,além de melhorar a absorção das águas da chuva e prevenir a formação de bolsões d’água. Além disso, a unidade é totalmente adaptada para receber pessoas com necessidades especiais (com portas mais largas, pisos táteis, rampas com pouca inclinação e inscrições em braile) e também possui uma área com uma piscina semiolímpica, deck de madeira verde e borda revestida por um material que não absorve calor. (IDEM, 2013)

Foto 2: Planta do colégio


Foto 3: Horta do telhado do colégio

Desde sua inauguração em 2011, o colégio passou por várias inspeções que atestaram a eficácia das mais de 50 medidas voltadas para maximizar o aproveitamento dos recursos naturais e a eficiência energética o que garantiu o selo de Colégio sustentável. Este é um exemplo de como a união do setor público e privado pode fazer a diferença nos serviços públicos e beneficiar mais de 600 estudantes.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


ÉTICO, Mercado. Colégio público do Rio é a primeira escola sustentável da América Latina. In: EcoD. Disponível em: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/colegio-publico-do-rio-e-a-primeira-escola-sustentavel-da-america-latina/ . Publicado em: 03/12/13. Acesso em: 03/12/13.

Fotos: Foto 1 - www.ioerj.com.br; Foto 2 - www.cbca-acobrasil,org.br; Foto 3 - www.thyssenkrupp.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário