domingo, 6 de julho de 2014

EQUIPAMENTO TRANSFORMA CADEIRA DE RODAS EM SCOOTER






Vi no Facebook uma postagem de um adaptador para cadeiras de rodas muito ágil e interessante que possibilita ao cadeirante se deslocar com mais rapidez e menos esforço pelas ruas. Chamado de Rio Firefly, a tecnologia é composta por uma grande dianteira que se adapta a cadeira de rodas do usuário se assemelhando a uma moto (scooter). O equipamento permite que o usuário atinja uma velocidade máxima de 18 km/h controlada através de um painel de controles automático embutido no “guidão” do Firefly que também dispõe de um velocímetro, uma marcha ré e um freio de mão. O Firefly pesa pouco menos de 15 kg e custa aproximadamente 4.400 reias e já está à venda no Brasil. (INOVA, 2014)

Uma ideia realmente fantástica, mas impossível de se transformar numa realidade aqui no Brasil não apenas pelo preço, mas pela falta de planejamento e de políticas públicas. Já existem leis estabelecem a adequação de prédios, ruas e calçadas para deficientes físicos. Mas como tudo no Brasil a distância entre o que está no papel e que vigora de verdade é um abismo. Mesmo que os deficientes físicos ganhassem o equipamento do governo como eles conseguiriam se locomover pelas ruas e calçadas esburacadas de nossas cidades? Só com um milagre!
A verdade é que antes de vislumbrarmos equipamentos como esse é preciso exigir uma política pública e efetiva voltada aos deficientes e fazer com que nossos representantes trabalhem, ou seja, vai ser uma batalha mais longa que a “Guerra dos Cem Anos”...


Eles melhoram esse modelo:



E transformaram numa cadeira elétrica:




Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

INOVA, Quem. Tecnologia transforma cadeira de rodas em ‘scooter’. Disponível em: https://queminova.catracalivre.com.br/2014/07/05/tecnologia-transforma-cadeira-de-rodas-em-scooter/. Publicado em: 05/07/14. Acesso: 06/07/14.

Foto: Quem Inova.

2 comentários:

  1. Quero saber , onde posso encontrar esse adaptador de cadeira de rodas , é se e no Brasil por favor me respondam !

    ResponderExcluir
  2. O equipamento já tem no Brasil. Não sei lhe dizer exatamente onde encontrar, mas procure no Google pelo nome do aparelho e da empresa e acho que encontrará. Talvez o link que está nas referências possa lhe ajudar. Obrigada por ler nossa postagem. Desculpe a demora da resposta e boa sorte.

    ResponderExcluir