quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

INDIANO CRIA GELADEIRA QUE DISPENSA ELETRICIDADE E CUSTA 135 REAIS




Apesar de ser um eletrodoméstico indispensável, a geladeira ainda não é acessível a 100% da população, principalmente em regiões mais afastadas e vulneráveis de muitos países. Pensando nisso, o artesão indiano Mansukhbai Prajapati idealizou um refrigerador que dispensa a eletricidade para funcionar. O MittiCool, aparelho criado por ele, utiliza o mesmo princípio de resfriamento dos filtros de cerâmica e mantém uma temperatura aproximada de 8ºC, o suficiente para deixar frutas, legumes, leite e verduras frescos por até três dias. (ECO&AÇÃO, 2014)

O equipamento utiliza quatro tipos de argilas e tem uma câmara de água na parte superior do produto que permite a evaporação pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira. Essa estrutura faz com que os mantimentos continuem frescos e ainda disponibiliza água para o consumo através de uma torneira na parte frontal. O valor médio da MittiCool é de R$ 135,00, valor muito mais acessível comparado com o preço de uma geladeira convencional que ainda por cima gasta energia. (IDEM, 2014)

Moral da história: Boas ideias aliadas a produtos naturais podem transformar realidades. Esse indiano provou isso ao tentar fornecer versões mais acessíveis para aqueles que não podem pagar por eletrodomésticos.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ECO&AÇÃO, Instituto. Geladeira criada por indiano dispensa eletricidade e custa R$ 135. Publicado originalmente em: Terra. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/01/geladeira-criada-por-indiano-dispensa.html . Postado em: 22/01/14. Acesso em: 22/01/14.

Foto: Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário