terça-feira, 22 de julho de 2014

FILTRO PORTÁTIL QUE GARANTE ÁGUA POTÁVEL PODE SER A MELHOR INVENÇÃO DO ANO





Em meio a crise ambiental que vivemos é preciso desenvolver tecnologias mais simples que tenham maior impacto na vida das pessoas. É o caso do sistema de filtragem móvel da empresa suíça Vestergaard Frandsen, batizado de LifeStraw (“canudo da vida”). Trata-se de um tubo de plástico azul contendo filtros que tornam potável a água contaminada com microorganismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia. Estudos da University of North Carolina em Chapel Hill comprovaram que os filtros de resina halógena do LifeStraw matam quase 100% das bactérias e cerca de 99% dos vírus deixando a água contaminada por Escherichia coli B e Enterococcus faecalis (que são bactérias patogênicas), o vírus MS2 colifago e iodo e prata completamente filtrados a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água. Apesar do resultado maravilhoso, o canudo não filtra metais pesados como ferro ou flúor.(BRASIL, 2014)

O LifeStraw é um canudo de 25 cm de comprimento capaz de filtrar até 700 litros de água e deve ser jogado fora quando seus filtros ficam entupidos demais para permitir a passagem de água. Com o sucesso do produto a empresa lançou um purificar microbiológico instantâneo, voltado as famílias, que fornece cerca de 10 litros de água potável em uma hora chamado LifeStraw Family. (IDEM, 2014)

Trata-se de uma ideia que pode mudar o mundo e garantir a sobrevivência de muitas pessoas que vivem em áreas desérticas ou de conflitos, mas que ainda dependerá do interesse de Organizações Não Governamentais (ONGs) e da própria Organização das Nações Unidas (ONU).

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:

BRASIL, Scientific American. Filtro completo em um canudinho: o canudo que transforma água contaminada em potável removendo bactérias e vírus – e outras invenções para ajuda humanitária. In: Uol. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/filtro_completo_em_um_canudinho.html. Acesso em: 22/06/14.

Foto: Scientific American Brasil


Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Luciana, precisamos de tecnologias e fáceis como essa. Sei da dificuldade de fazer algo tão simples funcionar e parabéns novamente.

    ResponderExcluir