sábado, 26 de julho de 2014

USINA ADMITE VAZAMENTO DE PÓ RADIOATIVO DE FUKUSHIMA





A Tokyo Electric Power (Tepco), companhia administradora da usina de Fukushima, admitiu o vazamento de grande quantidade de pó radioativo, do reator 3, no momento da limpeza e retirada de detritos em agosto de 2013. Segundo a companhia, 280 bilhões de becquerels por hora de césio (134/137) vazaram da central, durante quatro horas, num total de 1,12 trilhão de becquerels liberados no ambiente ao invés dos 10 milhões de becquereles/h habituais. A empresa só se manifestou sobre o excedente de vazamentos após interpelação do Ministério de Agricultura que constatou nova contaminação radioativa na região de Minamisoma, que fica a 20 km da referida usina. (ECO&AÇÃO, 2014)

A Tepco segue prometendo reforçar a vigilância e avaliar melhor o excedente de vazamentos, mas até esse problema ser controlado seguiremos lendo notícias sobre contaminações em plantações e áreas que efetivamente levarão anos para voltar a ser habitáveis.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO, Instituto. Tepco admite grande vazamento de pó radioativo de Fukushima. Publicado originalmente em: Terra. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/07/tepco-admite-grande-vazamento-de-po.html . Publicado em: 25/07/14. Acesso em: 26/07/14.

Foto: TERRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário