sexta-feira, 4 de abril de 2014

RENASCIMENTO DE UM RIO



Nesta sexta-feira achei interessante encerrar a semana com um vídeo que mostra o renascimento do Rio Zin no deserto. O rio em questão nasce na Cratera Ramon, a 85 km da cidade de Be'er Sheva no sul de Israel, passa pelo deserto do Neguev e deságua no Mar Morto. Mesmo com um curso definido ele fica seco na maior parte do tempo e a inundação do seu leito só acontece em épocas de chuva nas montanhas da região, mas já fazia muitos anos que isso não acontecia. Depois de algumas chuvas, o renascimento do rio é anunciado por um forte ruído que pode ser ouvido segundos antes de a água se aproximar. Trata-se de um fenômeno natural muito comemorado por aquela população que entende a importância da natureza para a vida. (G1-SP, 2014)

É incrível ver como em alguns segundos a natureza que parecia morta revela sua força e grandiosidade. É importante vermos coisas assim para entendermos que apesar de predadores ferozes do meio ambiente, somos apenas poeira diante dos fenômenos naturais como mostram os Tsunames, terremotos, furacões e etc. Aprender a respeitar a natureza e a valorizá-la é a maior lição que o povo dessa região de Israel nos deu com esse vídeo espetacular.   

Vejam o vídeo e entendam o que estou falando...



REFERÊNCIAS:

G1-SP. Vídeo mostra 'renascimento' de rio no deserto do Neguev, em Israel. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/03/video-mostra-renascimento-de-rio-no-deserto-do-neguev-em-israel.html . Publicado em: 22/03/14. Acesso em: 04/04/14.

Foto: Reprodução/YouTube/דוד גל

Vídeo: You Tube


Nenhum comentário:

Postar um comentário