quinta-feira, 3 de abril de 2014

PESQUISA SOBRE ESTUPRO REVELA MACHISMO BRASILEIRO




O Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA) ouviu 3.800 pessoas em todo país para saber qual o posicionamento do brasileiro em relação ao estupro. O resultado da pesquisa foi chocante porque para 65,1% dos entrevistados “mulheres que usam roupas que mostram partes do corpo merecem ser atacadas” e 58,5% dos entrevistados acham que o comportamento inadequado das mulheres aumenta o número de estupros. E esse resultado fica ainda mais impressionante porque 66% das pessoas ouvidas eram mulheres, significa dizer que para os brasileiros entrevistados o estupro é culpa das mulheres e não dos estupradores. (FANTÁSTICO, 2014)

Não bastasse a pesquisa acompanhamos a denúncia de um funcionário da INFRAERO que foi detido, no aeroporto de Belém, gravando sem autorização as partes íntimas de mulheres que transitavam nas escadas rolantes do terminal. Esse mesmo funcionário foi denunciado por uma ex-funcionária do aeroporto por abuso, em 2004 e o processo foi arquivado, agora ele irá responder em liberdade por importunação ostensiva ao pudor. (G1-PA, 2014)

Toda semana vemos reportagens mostrando grupos na Internet que postam vídeos de abusos em metrôs, trens e ônibus, matérias de donas de casa violentadas pelos maridos e mais casos e casos de violência contra mulher. E se não fosse bastante, as estatísticas dizem que mais de 500 mil pessoas são estupradas todos os anos no Brasil, mas apenas 10% desses crimes são denunciados a polícia e sabe por quê? Porque no Brasil além da violência, física e mental as vítimas de estupro também sofrem violência social, "afinal uma mulher que foi violentada não é confiável”.

É aterrador saber que nossa sociedade preserva o machismo em um nível tão absurdo. Sempre fiquei chocada com a violência contra a mulher em países cuja religião é estatizada, mas depois dessa pesquisa não vejo tanta diferença entre o desrespeito sofrido pelas indianas e muçulmanas queimadas e espancadas e as brasileiras condenadas a violência em função de uma vestimenta. ISSO É SIMPLESMENTE INACEITÁVEL!


Mas insuportável mesmo é saber que depois de tantas lutas e tantas conquistas, as mulheres ainda estão semeando o machismo. Como é possível justificar um ato tão desprezível e covarde em função da vestimenta ou do comportamento. Ninguém merece ser estuprado! Assim como ninguém tem direito de condenar uma pessoa que sofre uma violência. A mulher estuprada é uma VÍTIMA e merece todo o apoio legal e social.

As brasileiras precisam entender que o machismo não é positivo e precisa ser combatido em vez de ser disseminado. Chega de falso moralismo.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

FANTÁSTICO. Pesquisa revela que maioria acha que mulher de roupa curta merece ser atacada. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/pesquisa-revela-que-maioria-acha-que-mulher-de-roupa-curta-merece-ser-atacada/3249143/ . Publicada em: 30/04/14. Acesso em: 331/04/14.

G1-PA. Ex-funcionária diz que denunciou para ouvidoria gerente de TI em 2004. Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/04/ex-funcionaria-diz-que-denunciou-gerente-de-ti-em-2004.html . Publicado em: 01/04/14. Acesso em 01/04/14.

Foto: www.mulheressocialista.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário