segunda-feira, 7 de abril de 2014

PUBLICAÇÃO DO IBAMA APONTA EFEITOS DOS AGROTÓXICOS SOBRE AS ABELHAS SILVESTRES NO BRASIL




O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está realizando um estudo sobre o impacto dos agrotóxicos em polinizadores. A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico sobre a importância do serviço ambiental de polinização, os principais agentes polinizadores nas diversas regiões do País e os efeitos dos agrotóxicos na sobrevivência e manutenção de colônias de abelhas silvestres do Brasil.

O trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Maria Cecília de Lima e Sá de Alencar Rocha da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com acompanhamento e supervisão da equipe técnica da Coordenação de Controle Ambiental de Substâncias e Produtos Perigosos (CCONP) da diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama e com apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD). (NORDESTE, 2014)

A pesquisa, que visa a reavaliação de alguns produtos que se encontram registrados no mercado brasileiro, identificou a perda da diversidade de polinizadores em função das alterações dos ecossistemas e efeitos subletais em abelhas relacionados à exposição aos agrotóxicos, como: desvios comportamentais que podem comprometer a divisão de trabalho; desorientação das abelhas, dificultando a localização do alimento e o retorno à colônia; interferência no aprendizado olfatório e percepção gustativa; efeitos relacionados à reprodução e manutenção das atividades dentro da colônia o que pode comprometer a sobrevivência das abelhas em longo prazo. (IDEM, 2014)

Os polinizadores tem um papel fundamental nas culturas agrícolas e na biodiversidade da flora em geral e o recente fenômeno de colapso das colmeias no hemisfério norte e as consequentes perdas do serviço de polinização ressalta a importância de pesquisas como essas. Saiba mais sobre a publicação acessando o PDF “Efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas silvestres no Brasil” aqui.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

NORDESTE, Diário do. Publicação do Ibama aponta efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas silvestres no Brasil. Publicado originalmente em: IBAMA. Disponível em: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/agrotoxicos/publicacao-do-ibama-aponta-efeitos-dos-agrotoxicos-sobre-as-abelhas-silvestres-no-brasil/. Publicado em: 06/04/14. Acesso em: 07/04/14.

Foto: www.livrekiam.blospot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário