terça-feira, 3 de junho de 2014

CIENTISTAS CRIAM PLÁSTICO SUSTENTÁVEL FEITO COM CASCA DE CAMARÃO





O impacto da embalagens plásticas é um tema emergencial nos dias atuais. Muitos pesquisadores já desenvolveram embalagens menos impactantes como a de mandioca, a de gelatina e as biodegradáveis. Mas um grupo de pesquisadores de Harvard criou um bioplástico feito de quitosana, que é uma forma de quitina (segundo material orgânico mais encontrado na Terra). A quitina é um polissacarídeo resistente encontrado em crustáceos, insetos e nas asas flexíveis de borboletas. O novo bioplástico é feito com as cascas do camarão, é barato, é resistente, transparente, renovável e de  fácil fabricação. (ECO&AÇÃO, 2014)

A grande novidade desse material é que ele pode ser usado para fazer objetos 3D de formas complexas, como itens feitos com os plásticos usados ​​em brinquedos e celulares, pode ser usado para sacos de lixo, embalagens e fraldas. Além da versatilidade do material o bioplástico de camarão se decompõe em poucas semanas e durante o processo de decomposição libera nutrientes que ajudam o crescimento das plantas.

Comparado com os plásticos que estão em circulação, o bioplástico de camarão é infinitamente superior ao derivado do petróleo e aos derivados de fontes renováveis de biomassa. Só faltou explicar se as pessoas alérgicas a crustáceos podem usar essa material. Agora é torcer pra ele chegar logo ao mercado.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO,Instituto. Cientistas criam plástico sustentável feito com casca de camarão. Postado originalmente em: Info Online. Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/05/cientistas-criam-plastico-sustentavel.html . Postado em: 08/05/14. Acesso em; 08/05/14.

Foto: Info Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário