quarta-feira, 9 de abril de 2014

INDÍGENAS DO NORDESTE PRODUZIRÃO LIVROS DIGITAIS





Projeto coordenado pela ONG Thydêwá, com o apoio do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD) da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, vai ensinar dezesseis jovens indígenas de oito comunidades do Nordeste a criar e gerir seus próprios negócios. (ONU-BR, 2014)

O primeiro empreendimento será o projeto “Livros Digitais Indígenas”, de autoria da referida ONG, que funcionará em três etapas ( três encontros presenciais de 40 horas aliados ao trabalho a distância) coordenadas por três oficineiros/facilitadores que utilizarão oficinas de artes e contação de histórias para despertar o potencial artístico e valorizar a história indígena de cada participante. O resultado final será a publicação de  livros digitais (e-books) no prazo de um ano.  Nessa primeira etapa os jovens indígenas participarão de uma oficina , entre os dias 11 a 15 de abril, na sede da ONG Thydêwá, em Olivença, Ilhéus (BA) para elaboração de uma coleção de dois e-books que serão publicados em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) e serão vendidos nas principais lojas do comercio eletrônico editorial. (IDEM, 2014)

O projeto incentivará também outros empreendimentos de Economia Criativa e Solidária de autoria dos jovens indígenas, integrando as ações da Rede de Pontos de Cultura Indígena do Nordeste. Além de fortalecer os talentos e as capacidades dos indígenas, esse projeto possibilita a sustentabilidade cultural e financeira dessas comunidades.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ONU-BR. Indígenas de oito comunidades do Nordeste produzirão livros digitais. Disponível em: http://www.onu.org.br/indigenas-de-oito-comunidades-do-nordeste-produzirao-livros-digitais/ . Publicado em: 08/04/14. Acesso em: 09/04/14.


Foto: Unesco/Sebastian Gerlic

Nenhum comentário:

Postar um comentário