terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MITOS E VERDADES DA RECICLAGEM DO PET




Dizem que uma mentira repetida milhares vezes se torna verdade. Com meio ambiente esse tipo de coisa infelizmente também é comum. E se tornou até slogan para um segmento de mercado que fabrica e vende produtos “ecológicos”. Por isso resolvi esclarecer algumas coisas sobre as garrafas PET.

É muito comum a utilização da garrafa PET para construção de viveiros, confecção de brinquedos, utensílios, bijuterias e  móveis. Também é comum o uso da garrafa PET como matéria prima para outros produtos como roupas, bolsas, tecidos e essa utilização é comumente denominada de reciclagem.  O uso de uma garrafa PET velha no seu quintal ou em forma de roupa não é reciclagem. Reciclagem é  a transformação de uma garrafa PET velha em uma garrafa nova, como é feito com as garrafas de vidro. Só assim o uso da matéria prima, o petróleo, e o gasto de energia estarão reduzidos. Parece chocante não é?

Na prática a industria não transforma uma garrafa PET velha numa nova, ela transforma uma garrafa velha num outro produto. Em vez de Recycling (reciclar) a indústria “Downcycling” (recupera e transforma), ou seja, faz um processo de recuperação de um material para reuso num produto com menor valor. Nesse processo a integridade do material fica comprometida pelo processo de recuperação”. (QUARTIM, 2011)

Ao contrário do vidro, a garrafa PET não pode ser reutilizada na linha de produção original e seu processo de reciclagem é caro e complicado. Por isso a indústria de embalagens prefere utilizar matéria prima nova para seus produtos e para diminuir os impactos criaram produtos cuja matéria prima é o PET.

Dito isto, não é adequado dizer que comprar camisas de PET ou reutilizar as embalagens é uma atitude 100% sustentável porque continua incentivando a indústria do plástico e do petróleo. Uma ação sustentável é sistêmica e compreende todo o ciclo produtivo, que no caso da garrafa PET deve incluir a redução significativa do consumo do produto, a destinação adequada para a reciclagem, a adoção de novos hábitos alimentares que privilegiem produtos naturais e não industrializados, a redução no consumo de água e energia elétrica e a adoção de uma medida mitigatória (reparadora) de longo prazo, como a contribuição para um projeto de despoluição ou de reflorestamento. Só englobando todo o ciclo produtivo que envolve retirada de matéria prima, uso de energia e água, consumo, educação e reparação do dano causado é que poderemos dizer que estamos tomando medidas sustentáveis.

Moral da história: Mesmo movimentando um mercado imenso, a garrafa PET ainda é muito impactante e é inferior ao vidro, que além de armazenar com segurança os alimentos pode ser reutilizado centenas de vezes e reciclado sem fim.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ECO&AÇÃO, Instituto. A armadilha do PET. Publicado originalmente em: Ecodebate. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/02/a-armadilha-do-pet.html . Publicado em: 11/02/14. Acesso em: 11/02/14.

QUARTIM, Elisa. Recycling, Downcycling e Upcycling. Disponível em: Embalagem. http://embalagemsustentavel.com.br/tag/downcycling/. Publicado em: 17/02/11. Acesso em: 11/02/14.

Foto: EcoDebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário