quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

JÁ EXISTE CHUVEIRO QUE RECICLA ÁGUA DURANTE O BANHO




Empresa sueca desenvolveu um chuveiro, de fácil instalação, capaz de reciclar a água do chuveiro enquanto você toma banho e de reduzir o consumo de energia. A ideia arrojada foi desenvolvida pela Orbital System que criou um aparelho que capta a água utiliza no chuveiro, filtra com qualidade até para ser bebida e reinsere a mesma água no sistema, em tempo real. Dessa forma, um banho de dez minutos, que consumiria 150 litros de água, passa a consumir apenas 10 litros. (PME, 2013)




A tecnologia economiza até 90% de água e 80% de energia, e ainda purifica a água usada no chuveiro. Para isso o sistema utiliza bombas para levar a água que cai no ralo de volta para o chuveiro e depois do banho, o líquido é descartado. Calculando o gasto médio de um paulistano, estimado numa média de quatro banhos diários de dez minutos, verificou-se que o uso dessa tecnologia economizaria cerca de R$ 3.014,73 por ano na conta de água e energia. Confira como o chuveiro funciona aqui. (PME, 2014)

Um negócio promissor com tecnologia eficiente e inovadora que permitirá lucratividade e que contribuirá com a sustentabilidade do planeta. O projeto já tem um investidor, o Skype e em breve estará no mercado. Esse chuveiro reduziria muito o consumo de água em condomínios e ainda seria  muito útil para áreas secas como o sertão nordestino. 

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

PME, Estadão. Pequena empresa na Suécia desenvolve chuveiro que recicla água do banho automaticamente: proposta ganhou o apoio do fundador do Skype, Niklas Zennström e deve ganhar o mercado em breve. Disponível em: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,pequena-empresa-na-suecia-desenvolve-chuveiro-que-recicla-agua-do-banho-automaticamente,3778,0.htm . Publicado em: 17/12/13. Acesso em: 11/02/14.

PME, Estadão. Chuveiro que recicla água no banho garante economia de R$ 3 mil por ano: cálculo feito no site da empresa leva em consideração os custos na cidade de São Paulo. Disponível em: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,chuveiro-que-recicla-agua-no-banho-garante-economia-de-r-3-mil-por-ano,3970,0.htm . Publicado em: 11/02/14. Acesso em: 11/02/14.

 Fotos: Estadão PME.


Nenhum comentário:

Postar um comentário