segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

AS PLANTAS E O UNIVERSO: UMA INTERAÇÃO QUE VEIO DAS ESTRELAS


A INTERAÇÃO DAS PLANTAS COM O PLANETA PODE MUDAR SUAS ATITUDES



A Energia é um atributo  eterno que não pode ser criada, nem destruída, apenas transformada.  As estrelas são as fontes primárias de "geração" de toda a energia deste mundo fenomenal. Elas converterem matéria em energia, pela fusão dos núcleos dos átomos e produzem uma incalculável quantidade de energia liberada na forma de radiação eletromagnética em diferentes frequências até completar seu próprio ciclo (explosão total) injetando grandes quantidades de todos esses elementos produzidos em seu interior para o espaço, onde formarão a base da vida.(ROLDÃO, 2014)

Já as plantas fazem exatamente o contrário. Elas transformam a energia proveniente de uma estrela (o Sol) em matéria pelo processo da fotossíntese. Pode-se dizer que as plantas e as estrelas viabilizam a vida numa cumplicidade onde uma é o reverso operacional da outra. As estrelas são portais puntiformes difusores de energia e as plantas portais materializadores porque transformam energia em matéria. As plantas podem perceber todos os tipos de energia, inclusive as mais sutis, e são excelentes absorvedoras dessas energias processando-as e devolvendo-as ao meio ambiente.(IDEM, 2014)


Muitos povos tinham a percepção da relação energética das plantas com o ambiente e com os seres vivos, por isso tinha uma relação de respeito e convivência que merecem ser lembrados. Na Cultura Védica, na Índia, as plantas ou qualquer forma de vida eram consideradas centelhas emanadas de Deus que estavam revestidas de diferentes "roupas" corpóreas, por isso eram passiveis de proteção do Estado. No Reino Unido, os Celtas acreditavam na figura suprema da Deusa-Mãe (Planeta) e em divindades elementais (do ar, da água, do fogo e da terra) e tinham uma relação especial com as árvores (seres transformadores desses elementos). E na cultura moderna o poder das plantas foi ressaltado através da Fitoterapia, cura através das plantas, e dos florais de Bach, terapia desenvolvida pelo médico inglês Dr. Edward Bach, que descobriu uma conexão entre as doenças  e a mente. Para ele as doenças são respostas do organismo a determinados estados psicológicos de desequilíbrio como orgulho, crueldade, ódio, medo, ignorância, instabilidade, inveja, raiva, insegurança, depressão, ansiedade, terror, intolerância e egoísmo que conduzem o organismo a um estado mórbido. A terapia desenvolvida por ele lista 38 arquétipos desses estados de espírito e utiliza 38 essências cuidadosamente extraídas de flores para transformar esses estados negativos fazendo uma ponte harmoniosa entre o espírito e a mente. (IBIDEM, 2014)

Moral da história: as plantas e os seres vivos são feitos dos mesmo elementos do universo e por isso estão em constante interação com o planeta e conosco. Por isso nossa civilização precisa recuperar o respeito pelo ambiente demonstrado pelos povos Hindus e Celtas e criar um mundo mais sustentável e harmonioso.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


ROLDÃO, José. A Energia e as Plantas. Publicado em: www.acid.blogger.com.br. Disponível em:http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=03228. Acesso em:06/01/14. 

Foto retirada do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário