segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CIDADE PARAIBANA TEM PROJETO DE RECICLAGEM SELECIONADO ENTRE 10 MELHORES DO PAÍS



PROJETO PARAIBANO DE RECICLAGEM É DESTAQUE NACIONAL


Projeto de reciclagem coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (Prac-UFPB) na cidade de Bonito de Santa Fé -PB foi selecionado entre os 10 melhores do País na primeira etapa do Prêmio Cidade Pró-Catador.

A premiação é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. O prêmio é uma seleção pública de práticas municipais que contribuam à implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis e implantação de coleta seletiva. (ASCOM-UFPB, 2013)

O projeto de reciclagem de Bonito de Santa Fé foi coordenado pelo Economista Tarcísio Valério da Costa da Prac-UFPB e pelo Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária que, em parceria com a Prefeitura da cidade em questão, teve início em outubro de 2011 com a capacitação de 65 catadores e a criação da Associação dos Catadores. O projeto também desenvolveu um trabalho de educação ambiental junto à comunidade para estimular a separação do resíduo seco e molhado. Atualmente, o projeto recicla 18 toneladas de resíduos por mês e gera uma renda de 120 reais mensais para cada família envolvida. (IDEM, 2013)

O resultado final do Prêmio Cidade Pró-catador será anunciado nesta segunda-feira (18) e as quatro cidades campeãs ganharão viagens (dois representantes sendo um gestor e um catador) para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina. A premiação será em dezembro na cidade de São Paulo. (IBIDEM, 2013)

O projeto de reciclagem desenvolvido na cidade de Bonito de Santa Fé será replicado, em 2014, nas 14 cidades conveniadas a UFPB. É uma excelente oportunidade de adequação a política Nacional de Resíduos Sólidos com amparo técnico e científico de qualidade.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


ASCOM-UFPB. Projeto de Reciclagem selecionado entre 10 melhores do país. Disponível em: http://www.ufpb.br/content/projeto-de-reciclagem-selecionado-entre-10-melhores-do-pa%C3%ADs. Publicado em:13/11/13. Acesso em: 17/11/13.

Foto: Politicaemdestaque.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns para Bonito de Santa Fé!
    A reciclagem, além de proporcionar mais empregos, contribui com o meio ambiente e evita problemas relacionados com o acúmulo de lixos nas ruas.

    ResponderExcluir