terça-feira, 19 de novembro de 2013

ATENÇÃO MULHERES: BIJUTERIAS IMPORTADAS PODEM CAUSAR PROBLEMAS DE SAÚDE


BIJUTERIAS CHINESAS FICAM RETIDAS POR APRESENTAREM ALTA CONCENTRAÇÃO DE CÁDMIO


A mulher brasileira é muito vaidosa e adora bijuterias e assessórios. Mas o que elas não sabem é que a utilização de bijuterias pode oferecer risco a saúde. Ontem (18), o RJTV 2ª Edição noticiou o impasse da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a carga de bijuterias que está retida no Porto do Rio.

O fato é que a Receita Federal suspeitou de sonegação em um carregamento de 16 toneladas de bijuterias vindas da China que apresentavam baixo valor de importação. Depois de reter a carga e solicitar perícia em anéis, pulseiras e brincos,a receita constatou alta concentração de cádmio e solicitou do IBAMA e ANVISA a retenção do material.

O Cádmio é um metal que oferece riscos a saúde e pode causar desde problemas renais e enfraquecimento dos ossos até câncer. As bijuterias retidas no Porto do Rio apresentam uma concentração de cádmio entre 32,6 e 39,2 % sendo que o limite permitido pela União Europeia é de apenas 0,01% de cádmio. Apesar da constatação a importação da carga de bijuterias não é ilegal porque o Brasil ainda não tem leis ou regulação para importação de material tóxico, por isso a carga ficará retida até o término de análise do caso.

A inexistência de regulação impede a fiscalização desse tipo de material e expõe os consumidores brasileiros a utilizar um produto que oferece risco. É claro que o cádmio só oferece risco depois de um período de exposição, mas o Porto do Rio de Janeiro vem recebendo cargas de bijuterias chinesas baratas há mais de cinco anos e só agora o governo percebeu o risco.

Muitas pessoas e crianças podem estar em contato com essa substância há muito tempo e ninguém sabe precisar o tempo de exposição para o surgimento de doenças. Por isso, enquanto o Brasil não cria uma regulação a melhor opção é certificar-se da origem dos produtos e privilegiar as empresas de bijuterias brasileiras.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


RJTV-2ª EDIÇÃO. Anvisa pode impedir entrada de bijuterias com alta concentração de cádmio. Disponível em:http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/v/anvisa-pode-impedir-entrada-no-brasil-de-bijuterias-com-alta-concentracao-de-cadimo/2963594/. Publicada em: 18/11/13. Acesso em:18/11/13.

Foto: blogdopovo.com.br

Um comentário:

  1. Olá!
    Já ouvi falar bastante sobre este tipo de acontecimento, infelizmente existem bijuterias que são fabricadas de maneira incorreta e acabam acarretando estes problemas. Mas para quem está procurando revender bijuterias de qualidade e que não passem por este tipo de problema, eu indico a Rincawesky, é uma empresa que está há muitos anos no mercado, e os produtos deles tem garantia de 6 meses no banho e solda, vale a pena dar uma conferida no site: http://rincawesky.com.br/revendedor, é de bastante confiança e conheço vários revendedores, nenhum deles teve problemas até hoje.
    Att

    ResponderExcluir