quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SINDICATO RURAL ESTIMULA AGROECOLOGIA E CAPACITA AGRICULTORES




SINDICATO RURAL DE REMÍGIO-PB ESTIMULA PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Remígio-PB(STTR/Remígio)  está se destacando no cenário local através de seu apoio a agricultura familiar. A cidade de Remígio já foi grande produtora de algodão e de agave, mas desde a década de 80 sua agricultura é voltada a produção de subsistência que sofre com as condições ambientais da região(terras áridas com grandes períodos de estiagem).

Pensando nesses desafios o Sindicato de Remígio precisou desenvolver uma estratégia para manter o agricultor no campo.E a estratégia escolhida foi a agroecologia, que consiste na agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. È uma ciência que agrega saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares, comunidades indígenas e camponesas para ensinar a convivência com as variações climáticas e a manutenção dos agricultores no campo. (WIKIPEDIA, 2013)

Além de oferecer consultoria jurídica e suporte legal o Sindicato de Remígio conseguiu inserir uma opção de produção de baixo custo,de fácil implantação e que gera muitos benefícios ambientais. E dessa forma a agricultura familiar  consegue produzir frutas, legumes e cereais orgânicos que são comercializados na feira agroecológica da cidade e nas feiras das cidades circunvizinhas. 



Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo sindicato destacamos: 1) O Viveiro de Mudas de Lagoa do Jogo, que cuida de mais 7000 mudas de Gliricídea, Neem, Moringa, Leucena, amora para criação das florestas rurais; 2) Sementes da Paixão que estimula o plantio de sementes nativas através da armazenagem de sementes orgânicas e sem alteração genética; 3) A construção de Cisternas de Placas para armazenagem de água de chuva para os períodos de seca; 4) Campanha de Fortalecimento da Vida na Agricultura Familiar, que utiliza o saber da agroecologia para ensinar as crianças a defesa da mãe Terra, o cuidado com as plantas e o cultivo da semente da paixão.


O Sindicato de Remígio vem desenvolvendo projetos em parceira com o Pólo da Borborema que visam o treinamento e aperfeiçoamento técnico-científico das famílias do campo através de cursos, palestras e campanhas.  Trata-se de uma história comunitária em defesa da vida. Esse é o retrato do camponês que alimenta a nação e que merece nosso respeito.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:

Wikipedia. Agroecologia. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Agroecologia. Acesso em: 12/11/2/13.

Fotos: Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras de Remígio-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário