terça-feira, 12 de novembro de 2013

CATADORES RECICLAM MATERIAIS SÓLIDOS E PESSOAS



VEJA A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA A SOCIEDADE DE CONSUMO


O “12º Festival Lixo e Cidadania: reciclando por um mundo melhor”, realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro em Brasília, contou com a presença de mais de mil catadores de material reciclável vindos de todas as partes do país  e mostrou que além de contribuir com o meio ambiente a atividade também salva vidas.

O Brasil tem entre 800 mil e um milhão de catadores de materiais sólidos e recicláveis que buscam seu sustento nos resíduos descartados por uma população que não aprendeu a viver os quatro erres: reduzir, reusar, reparar e reciclar. Esses trabalhadores "invisíveis" exercem uma função ambiental importante que é manter limpa as cidades, reduzir o volume de resíduos enviados para os lixões e aterros, garantir a reutilização de matéria-prima através da reciclagem, gerar emprego e renda para os menos favorecidos e contribuir com o meio ambiente.

A categoria que efetivamente mais contribui com  o meio ambiente se organizou em cooperativas e associações e se tornou agente de transformação sócio-ambiental. E desde vem realizando eventos para discutir e reivindicar direitos com destaque para: o 1º Congresso Nacional dos Catadores(as) em 2001, a Carta de Brasília (que elenca importantes reivindicações),  a marcha da Praça dos Três Poderes em Brasília (cobrando direitos e políticas públicas para a categoria) em 2006. As reivindicações vieram com o Programa Cataforte (2009) que foi enriquecido em julho de 2013 com 200 milhões de reais destinados a empreendimentos de catação de materiais recicláveis, com galpões e caminhões de transporte. (BOFF, 2013)

A convivência solidária e os laços de pertença elevam esses trabalhadores da categoria de recicladores de materiais sólidos para transformadores de vida, na medida que constroem sua autonomia, resgatam sua dignidade, se inserem na sociedade como cidadãos que pensam, discutem seus problemas, decidem lutas comuns e se fazem indispensáveis no tipo de sociedade que criamos. Desejo que todos os catadores de resíduos sólidos recebam minha gratidão e admiração!

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


BOFF, Leonardo.Catadores reciclam materiais sólidos e pessoas. In: Eco e Ação. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/11/os-catadores-reciclam-materiais-solidos.html. Postado em: 12/11/13. Acesso em: 12/11/13.

Foto: Mercado Ético

2 comentários:

  1. É... são muitos aspectos envolvendo esses atores sociais. Contribuintes efetivos para a consolidação de um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  2. precisa se que as autoridade organize uma lei que faça benficio para as pessoas que trabalha no lixo, com isso o pais ganha e as pessoas são beneficiada e mais fabrica de reciclagem são aberta no pais

    ResponderExcluir