terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO FAZEM COLETA DE ÓLEO DE COZINHA






O Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove) começou a instalar pontos de coletas de óleo de cozinha nas escolas. O Prove tem o objetivo de estimular a cadeia de reciclagem de óleo de cozinha usado como matéria-prima na produção de biodiesel e sabão e já possui parcerias com restaurantes, hotéis e condomínios. Com cinco anos de funcionamento, o programa recolhe óleo em todo estado com o auxílio de 45 cooperativas filiadas alcançando uma média de 400/500 mil litros/mês. (ECO&AÇÃO, 2014)

A implantação dos dez pontos de coleta de óleo usado será feita aos pouco e a primeira escola escolhida foi o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, devido seu projeto pioneiro de transformação de um Mercedes-Benz 58 em um carro movido a óleo reciclado. O projeto rodou oito mil quilômetros com o combustível alternativo, em um trajeto que passou por 29 cidades de quatro países, uma expedição que serviu para aprimorar o tema em diferentes disciplinas. (IDEM, 2014)


Confira o vídeo do projeto aqui



Projetos como esse são muito importantes porque aproximam as comunidades  das discussões ambientais e propõem mudanças de hábitos mais sustentáveis, além de reduzir o volume de óleo descartado de forma inadequada, evitar a poluição dos rios e a contaminação do ambiente.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ECO&AÇÃO. Rio : escolas públicas ganham pontos de coleta de óleo de cozinha. In: Mercado Ético. Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/01/rio-escolas-publicas-ganham-pontos-de.html. Publicado em: 07/01/14. Acesso em: 07/01/14.


Foto: Mercado Ético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário