segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O MUNDO QUE VIVEMOS É CONSEQUÊNCIA DE NOSSAS ESCOLHAS



VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA QUE SUAS ESCOLHAS DESENHAM O MUNDO QUE VIVEMOS?


A maioria das pessoas não tem consciência que suas escolhas como consumidor determinam mundo que vivemos. O fato é que o surgimento de empresas, produtos e serviços são patrocinados por nós. Quer ver? Faça um teste: 1°) Faça uma lista de valores e princípios que considera importantes na sua vida (família, vizinhança, cidade); 2°)Observe as marcas que estão na sua casa (cosméticos, roupas, sapatos, alimentos, remédios, eletrodomésticos, móveis e acessórios de decoração, equipamentos eletrônicos, brinquedos, têxteis etc), e ; 3º) Veja  se suas compras refletem o mundo que você  quer para você e para as futuras gerações.

Essa simples observação pode revelar uma discordância imensa entre aquilo que queremos e aquilo que realmente fazemos.  “ Se realmente queremos um planeta mais saudável, com terra boa para plantar e água pura para beber, por que ainda compramos comida contaminada com agrotóxicos? Por que simplesmente não recusamos os produtos transgênicos?” (Capello, 2013, p. 1)

A reflexão levantada por Capello (2013) é muito importante porque nos obriga a admitir nossas posturas destrutivas e pensar num futuro mais equilibrado. Você pode pensar que isso é um exagero, mas a vida é um ciclo onde tudo está conectado, por exemplo a escolha por bebidas gaseificadas e altamente açucaradas são nocivas a Terra e as pessoas, todos sabem disso, mas ao consumi-las estamos  apoiando toda a cadeia produtiva que cria mais obesidade, dependência, seduções sem fim em comerciais de tevê e impactos socioambientais.

Nesse Planeta interligado e informativo não cabe mais  o consumo impulsivo ou supérfluo. É preciso ir além e considerar a qualidade do produto, sua durabilidade, o processo de fabricação, os impactos ambientais, o respeito aos direitos trabalhistas dos funcionários e a destinação final do produto.

Trata-se de uma questão lógica, se não queremos um mundo contaminado de lixo eletrônico então não troque de celular a cada três meses. Se quer ver os rios de sua cidade limpos então use produtos de higiene e limpeza biodegradáveis e destine seu esgoto para tratamento. Se quer melhorar sua saúde  deixe de comer produtos industrializados e faça comida caseira rica em legumes e frutas. Se está preocupado com a contaminação por agrotóxicos então valorize a agricultura familiar e coma orgânicos.

Agora se a desculpa for a falta de transparência nos processos produtivos  então lute por isso porque simplesmente consumir por “desconhecimento ”  não é desculpa.  Há 14 anos me abstive de produtos  pouco saudáveis como refrigerante, açúcar, adoçante, frituras, biscoitos recheados, comida congelada, fast food e optei por comprar frutas e verduras em feiras agroecológicas,  cosméticos de empresas nacionais que apoiam projetos socioambientais (como Natura e Boticário), produtos de limpeza biodegradáveis, sapatos e bolsas de empresas que valorizam seus funcionários e que tem ações socioambientais (Azaléia) e roupas, apenas quando necessário, de empresas brasileiras legalizadas evitando grandes polos têxteis que utilizam mão de obra escrava.

Não fiz muita coisa e sei que preciso melhorar muito. O que estou querendo dizer é que  o desejo de um mundo melhor e mais justo está nas nossas mãos. Mas para que ele seja real é preciso estar atento,  questionar, pedir mais detalhes, refletir e evitar a ilusão da felicidade pelo consumo.  Se a lei do mercado se baseia na oferta e na procura cabe aos consumidores pressionar os empresários e prestadores de serviço com leis mais rigorosas e mercado mais exigente para que possamos um dia usufruir da verdadeira felicidade, que é saúde, bem estar, qualidade de vida, liberdade, água limpa, áreas verdes, ar puro, amigos e comida orgânica.


 Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:


Capello, Giuliana. Que mundo você apoia com suas compras? In: Planeta Sustentável. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos-e-gaianos/que-mundo-voce-apoia-com-suas-compras/. Publicado em: 22/10/2013. Acesso em: 23/10/2013.

Foto: L. Gonçalo (1a Publicação)

Um comentário:

  1. A ideia de logística reversa dos produtos, cabendo responsabilidades mútuas entre consumidor e empresa bem que poderia ser mais executada nesse país.
    Parabéns pelo artigo.

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